Banner jessica de jesus

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ordens e orientações: líder, escolha as palavras certas
  Data/Hora: 28.jan.2019 - 15h 22 - Colunista: Inácio Dantas  
 
 
clique para ampliar

1-Assunto prioritário, não mande recado. Fale diretamente ao executor em alto e bom-som afim de que a ordem seja compreendida e a missão cumprida.

 

2-Coerência. A ordem dada hoje, caso repetida amanhã, será exatamente a mesma, quer seja no estilo, forma ou método. Coerência: “impressão digital” do líder.

 

3-Se você, líder, tem um serviçal, dá uma ordem de execução de um trabalho e ele o repassa para outro executar, sem dúvida, esse serviçal para lhe servir não serve...

 

4-Ordens exaradas, ordens cumpridas. O desacato ou recusa do executor, sem a imediata reprimenda, reduz a moral do líder e não tarda a transformá-lo num mero palestrante sem ouvintes...

 

5-Cultive afetividade e integração com os demais escalões da empresa. Amistosidade, temperança e compreensão para resolver problemas são formas de tornar fáceis as coisas complexas.

 

6-Quando uma ordem é vital, deve ser dada de forma clara, indubitável. Circulares, memorandos, e-mails são alguns recursos para esse fim, e asseguram contra alegações de desconhecimento ou de que o líder não “disse o que disse”...

 

7-Tenha a virtude da paciência nas palavras e nas ações. Líder que, à dificuldade do liderado responde “se vira”, “o problema é seu...”, ou, “eu já expliquei uma vez, não vou explicar duas...”, se esquece que, além de prejudicar a produção, prejudica a empresa e a si próprio.

 

8-Que resultado prático alguém consegue com a estupidez? Usar o tacão verbal, a intimidação, a pressão, não faz parte do manual de conduta do líder moderno. Ao contrário, o convencimento se faz pela palavra bem expressada, pela educação, tranquilidade e consideração.

 

9-Prerrogativas. Simpatia, afinidades, interesses outros entre líder e liderados que a estes permitam privilégios (ordens de serviços mais fáceis, mais vantajosos...), podem desencadear protestos dos não privilegiados. Há que evitar-se essa postura para não “contaminar” o ambiente.

 

10-Prepotência. Não distribua ordens prepotentemente, como se falasse a neófitos. Seus funcionários merecem consideração. Faça-o com o sentimento que eles são parceiros, seu braço direito. Bem tratá-los é ser bem tratado e, ao final do dia olhando o setor com alta produção refletir sorridente: “missão cumprida”!

 

Inácio Dantas

Do livro “Ser Líder. Pequena bíblia do Líder”

www.agbooks.com.br

 
     
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Bertold Brecher
Banner Mães Fortes
Banner Bolsonaro
Banner conar
Otica PetriU
Banner fotógrafo premiado
Bassani
Banner guilherme almeida
Banner Jorge amado
Banner o fascismo