banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
SINAL DE ALERTA - Escorpião pica funcionária na Sala do Transporte Escolar da Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu...
  Data/Hora: 11.fev.2019 - 13h 32 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Na última sexta-feira, um escorpião andou visitando a Sala do Transporte Escolar da Prefeitura Municipal e picou uma funcionária (Delina). A funcionária foi levada ao Pronto Atendimento e por precaução, imediatamente ao Hospital Municipal de Foz para fazer maiores exames.

 

Segundo as informações que obtivemos junto ao Pronto Atendimento, a mesma retornou no mesmo dia e passa bem. A Vigilância Sanitária compareceu no local e fez uma varredura, encontrando inclusive outro escorpião intruso.

 

“A identificação preliminar é de que seja o escorpião-amarelo – mas só vamos ter essa confirmação dentro de mais ou menos uns 30 dias, tendo em vista que o mesmo foi mandado para Curitiba, onde é feito a identificação do mesmo”, nos informou o funcionário que nos atendeu por telefone.

 

ESCORPIÃO AMARELO (PERIGOSO)

 

Entre as várias espécies, o escorpião-amarelo é a principal espécie que causa acidentes graves, inclusive com registro de óbitos, principalmente em crianças. Motivo pelo qual, alguns cuidados são importantes para evitar risco à saúde.

 

Nessa época do ano com o clima quente e acompanhado das chuvas, são fatores que colaboram para a proliferação de escorpiões. Eles gostam de locais secos, podem se esconder dentro de casa.

 

Se uma pessoa for picada, a orientação é a de que seja encaminhada imediatamente ao Hospital ou a um Pronto Atendimento mais próximo.

 

É um animal que se alimenta basicamente de baratas, grilos e aranhas. Evitar a proliferação desses insetos, mantendo o ambiente limpo, é um dos primeiros passos para que a sua casa não venha a ser visitada por esse intruso perigoso.

 

RECOMENDAÇÕES DA VIGILÂNCIA


O acumulo de madeira velha, ferragens, tijolos e entulhos em geral, também devem ser evitados. A realização de uma dedetização contra baratas, realizada por empresa especializada, pode ser útil para evitar que um escorpião apareça.

 

A colocação de telas nas janelas também é uma boa medida, que além de proteger o imóvel contra a entrada de escorpiões e outros insetos, também ajuda a prevenir a presença de mosquitos como o transmissor da dengue e outras doenças.

 

A Vigilância Ambiental da Prefeitura também alerta que o escorpião não ataca, mas pode picar se for tocado. Como o escorpião tem hábitos noturnos e se movimenta rapidamente, podendo inclusive subir em paredes, outra recomendação é que, as camas devem ser afastadas das paredes. Não deixar calçados no chão é uma boa precaução, assim como sacudir as roupas antes de vesti-las.


Como o escorpião normalmente tem acesso às residências pela rede de esgoto, os ralos da casa devem ser tampados quando não estiverem em uso. Cantos e frestas, como buracos nas paredes, teto ou portas, também devem ser eliminados.


A picada de um escorpião causa muita dor e pode representar sérios riscos à saúde, inclusive de morte.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Bassani
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner pedrão 2018