banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Campeonato de Futebol Suíço da AABB – Taça Planta Máquinas e o espírito de superação e fé dos nossos atletas...
  Data/Hora: 25.fev.2019 - 5h 32 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Ao analisar a competição, destaque para a pergunta do Damião que vem fazendo deste a quarta rodada: “quem será as outras equipes que irão se classificar, mesmo?” – tirando o maior barato dos demais, tendo em vista que a sua equipe Laticínios Kase, lidera a competição com 12 pontos e já assegurou espaço entre os quatros da próxima fase...

 

Depois do primeiro jogo em que a nossa equipe (Rádio Jornal / AB Insumo) já tinha jogado, sentado ao lado do campo, revendo mentalmente os lances e tudo o que estava se passando ao redor, me lembrei de que, por doze anos consecutivos, fui secretário da Liga de Esportes Amador de São Miguel do Iguaçu, aliás, um dos seus fundadores. Uma época de muito aprendizado, onde se via de tudo em termos de comportamento humano e, é claro, a importância que o esporte tem num mundo civilizado.

 

Para dinamizar e incluir essa preocupação na grade curricular esportiva das competições da Liga - criamos na época um lema que vinha logo abaixo do escudo e de todo o material vinculado em todas as competições: “Nós queremos o esporte a serviço da Cultura e a Cultura dinamizando a Educação”.

 

Nas primeiras competições, esparramamos cartazes em todas as praças esportivas, numa época em que tínhamos cerca de 20 equipes disputando Campeonato em três categorias – (veterano, livre e aspirante) com os seguintes dizeres:

 

“O bom desportista / é bom cidadão / quando joga / disputa com lealdade / e quando torce / não diz palavrão / Seja um bom desportista / e faça do esporte um meio de integração”.

 

No último sábado, ao ver a sede da AABB cheia de gente de todas as idades, famílias inteiras se fazendo presente torcendo e incentivando os atletas do seu time, me lembrei desses velhos tempos em que o esporte não só era um elo muito forte entre todas as comunidades – mas também fator de superação e fé...

 

 

Falando em superação e fé, um dos momentos mais lindos que podemos visualizar no cinema, por exemplo, é quando John Smith, um menino de 14 anos, passeava com a família em uma manhã de inverno no Lago St Louis, no Missouri, quando, acidentalmente, sofreu uma queda e se afogou. Chegando ao hospital, Jhon foi considerado morto por mais de 60 minutos até que sua mãe, Joyce Smith, juntou todas as suas forças e pediu a Deus para que seu filho sobrevivesse. Sua prece poderosa foi responsável por um milagre inédito. Um momento que emociona até mesmo os que se consideram inatingíveis emocionalmente...

 

Pois bem, nos jogos dessa última rodada no Campeonato da AABB, quem nos proporcionou um momento inesquecível, foi o Cazin, apelido dado ao Fabrício Fagion, atleta da equipe Frigonzati. Veloz, relembra o pé de vento, que o Telê, se não me falha a memória, dizia que tinha alegria nas pernas.

 

O seu time estava ganhando o jogo de 3 x 1, ele entrou, ganhou do Lindomar, (atleta da nossa equipe Rádio Jornal / AB Insumos) e veio para cima de mim; e mesmo desiquilibrado esticou a perna e não alcançou a bola, mas o seu gesto, me tirou da jogada, concluindo com um drible espetacular, sem tocar na bola.

 

Na sequência, já na cara do gol, fez que chutou e deu um novo drible no Alex - nosso goleiro – e ia marcando um gol espetacular – mas, na conclusão o taco falhou. Mesmo assim, levantou a torcida e me senti na obrigação de registrar esse fato, onde a alegria de jogar e participar sempre com um sorriso no rosto, nos proporciona uma dessas relíquias que o esporte consegue nos dar.

 

Outro momento digno de registro foi o pique de mais ou menos 50 metros que o Pastor que joga no time da Grazy Flores deu no jogo contra a INNOVA. Ele roubou a bola dentro da área da sua equipe, driblou dois adversários, esqueceu-se dos 100 quilos bem distribuídos que adquiriu com a idade – arrancou com uma velocidade que parecia um garoto de 16 anos e, quando todo mundo esperava que fosse marcar um golaço, o músculo posterior da coxa lhe deu cartão vermelho dizendo: “estou protegendo o seu coração que já está quase apitando com toda essa superação...”.

 

Vamos aos jogos...

No primeiro jogo, 3 horas da tarde, nesse verão de cozinhar ovos na calçada, entre Frigonzatti X Rádio Jornal / AB Insumos, temos que agradecer ao Supremo Criador que atendeu o nosso pedido e minutos antes, nos enviou uma nuvem protetora e cinco milímetros de chuva para abençoar a competição.

 

O resultado de 5 x 2, na verdade não reflete a realidade da partida. No terceiro tempo, quando o jogo estava em 3x2, o nosso Garotinho Flávio Meneghetti, artilheiro da equipe, perdeu um tiro livre direto muito próximo à marca do pênalti. Se tivesse feito e empatado o jogo, esse poderia ter sido o resultado final. Precisando empatar ou ganhar, o time foi para cima e esquecendo que a Frigonzatti tinha O Dal Piva, Cazin e Cia., ativos e bons de bola.

 

Vários destaques nesse jogo, entre eles a garra e a pegada do nosso time que, com a volta do Léo e do Lindomar e a disposição do Meneghetti, Jones de Souza e Dogivaldo, com a retaguarda do Alex lá atrás, mesmo perdendo, o time está vivo na competição e vai brigar muito para estar entre os quatro classificados, tendo em vista que tem um jogo a menos.

 

Mesmo estando já na quinta rodada dos setes da primeira fase, com o resultado dos jogos deste final de semana, somente a equipe da Grazy Flores com apenas um ponto é que está em situação mais delicada, mesmo assim, como tem um jogo atrasado, mesmo com oxigênio, ainda respira na competição.

 

Laticínios Kaser e Frigonzatti, com 12 e 11 pontos respectivamente, estão praticamente classificadas; e as demais brigam entre si, por duas vagas, sendo que, a INNOVA, com nove pontos e no terceiro lugar, com mais uma vitória, ou até mesmo dois empates poderá passar de fase.

 

Tudo indica que a quarta classificação foi ser na base da superação. A nossa equipe, Rádio Jornal / AB Insumo, com quatro pontos, é a única que joga no sábado de carnaval, para recompor o jogo atrasado contra a Grazy Flores. Se vencer, vai a sete e ocupa a quarta classificação, ficando dependendo só de si para ficar com a última vaga.

 

Foto arquivo: Equipe Laticínios Kase, liderando a competição com 12 pontos, praticamente já classificada para a segunda fase...

 

Resultado da Rodada: 

 

Classificação Geral: 

Artilheiros da competição

Próximos jogos:

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner Einstein