Banner Campanha maio de 2019

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A R T I G O: Premiados, mas esquecidos
  Data/Hora: 14.mar.2019 - 19h 36 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Desde criança, eu sonhava em desenvolver tecnologias que melhorassem as vidas das pessoas e tornasse o Brasil um país de primeira grandeza. Quando eu me formei e surgiu a oportunidade de emprego no INPE, quase não acreditei, apesar de saber apenas que fazia ciência espacial.

 

 

Hoje, muita gente, incluindo a maioria dos funcionários do Ministério da Ciência e Tecnologia e do governo mesmo, nem imagina o que é este Instituto e o que se faz aqui. Apesar de a sede ser em São José dos Campos, ele é composto de vários Centros Regionais. Além de Pesquisa e Desenvolvimento, o INPE fornece muitos serviços e produtos.

 

 

Obviamente, todo mundo sabe que no INPE estuda-se o Tempo e o Clima e se faz previsões do tempo e para isso possui um supercomputador, entre os melhores do mundo. Também se estuda temas brasileiros como a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Nordeste (o ministro e o presidente ignoraram o INPE quando focou esta região do país), a Antártica e as Queimadas e os Raios. E ainda estuda o Clima Espacial e faz Observações Astronômicas, através do Miniobservatório Astronômico, do Radiobservatório de Itapetinga, do Arranjo Decimétrico Brasileiro e do Detector de Ondas Gravitacionais.

 

 

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, foi anunciado que Thelma Krug, uma das mais renomadas pesquisadoras do INPE, foi convidada a integrar o Grupo Consultivo Científico da UN-Climate Action Summit, a Cúpula da Ação Climática que será realizada em setembro de 2019 pelas Nações Unidas.

 

 

Em fevereiro, um doutorado do INPE, Rogério Deienno, recebeu o Prêmio Wagner Sessin, que é entregue a cada dois anos em reconhecimento ao melhor jovem pesquisador (até 35 anos) do Brasil nas áreas de Astronomia Dinâmica e Planetária, e Mecânica Orbital e Controle. Deienno fez sua Pós-graduação na Engenharia e Tecnologia Espaciais do INPE.

 

 

Também neste mês, o SOS CHUVA - Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo- do INPE venceu o Prêmio Péter Murányi 2019, destinado a trabalhos inovadores que melhorem a qualidade de vida das populações em desenvolvimento. Um dos resultados é um aplicativo informa sobre a ocorrência de tempestades, rajadas de vento e chuvas de granizo, entre outras.

 

 

No ano passado, o tecnologista do INPE, Petrônio Noronha de Souza, foi condecorado com a medalha “Mérito Santos-Dumont” por sua contribuição à Força Aérea Brasileira durante sua direção da Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB).

 

 

E, para encerrar, o pesquisador Antonio Divino Moura foi o escolhido pela Organização Meteorológica Mundial (WMO), das Nações Unidas, para receber o mais importante prêmio científico da área -primeiro brasileiro a receber tal honra- pelo excelente trabalho em meteorologia e climatologia e pesquisa científica.

 

 

O INPE é um Instituto que engloba muitos “institutos”, que é muito prolífico, mas que definha, porque não se renova seus quadros e limita-se seus recursos financeiros. É preciso que deputados e senadores conheçam mais, enxerguem os potenciais nacionais da pesquisa e defendam esta instituição que promove o desenvolvimento do país.

 

 

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 
     
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner as cidades tem alma
Banner Mães Fortes
Banner pedrão 2018
Otica PetriU
Banner militares
Banner Teori
Banner o fascismo
Banner Notre Dame
Banner Reforma da Previdência
Banner Psicologia