banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Universidades públicas da região ofertam mais de 1.700 vagas pelo Enem; prazo para solicitar isenção termina nesta quarta (10)
  Data/Hora: 9.abr.2019 - 12h 52 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Estudantes de escola pública ou bolsistas da rede privada têm até amanhã (10) para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para solicitar o direito de não pagar os R$ 85 de taxa, é necessário fazer a inscrição na página do Enem 2019: https://enem.inep.gov.br/participante/. Em Foz do Iguaçu e Medianeira, as universidades públicas ofertam, anualmente, mais de 1.700 vagas para os candidatos que prestaram a prova.



Um dos principais meios de ingressar em uma instituição de ensino superior pública é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem como forma de seleção. O Sisu é a única forma de ingresso na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que oferta anualmente 708 vagas em 29 cursos de graduação. A Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) também oferta 100% de suas vagas em cursos de graduação e tecnólogos pelo SiSU. No câmpus Medianeira, são 736 vagas com dois ingressos anuais.


Outras instituições públicas da região reservam uma porcentagem de vagas pelo Sisu. Em Foz do Iguaçu, a Unioeste disponibiliza 244 vagas em 13 cursos de graduação e o Instituto Federal do Paraná oferta 16 vagas em quatro cursos.


Além de viabilizar o ingresso em instituições públicas, o Enem garante a permanência de estudantes em universidades particulares. Ter feito o Enem é obrigatório para solicitar subsídio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas integrais e parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni).


Como solicitar a isenção

Têm direito à isenção alunos que em 2019 estejam cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública; pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenham renda familiar igual ou menor a um salário mínimo e meio por pessoa. Também podem participar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que tenham Número de Identificação Social (NIS), único e válido. Nesse caso, é preciso ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.


A solicitação de isenção é feita na página do participante do Enem https://enem.inep.gov.br/participante/. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a lista dos isentos será divulgada no próximo dia 17. Mesmo com a isenção, é preciso fazer a inscrição, de 6 a 17 de maio.
 
 
Foto - Enem é a porta de ingresso para estudar na UNILA, Unioeste, IFPR e UTFPR, além de garantir a permanência em universidades particulares por meio de programas federais de financiamento
 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner violência se limite