banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Boaventura Motta preside a sua primeira Sessão Ordinária e Marquinhos Murbak é eleito o 2º Secretário da Câmara...
  Data/Hora: 16.abr.2019 - 7h 40 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Com Boaventura Motta do MDB na presidência e com o Professor Ari PPL de vice, ambos eleitos pela oposição – a pergunta que todo mundo faz hoje é: quem é quem na ordem do dia – quem faz oposição a quem?

 

Uma das coisas que se dá para notar claramente é que, Boaventura Motta é uma pessoa experiente e tem uma personalidade responsável. “Tenho um nome a zelar e não é nessas alturas da vida que vou comprometer o que mais preso num ser humano – a sua honradez – o compromisso com a palavra”, ele tem reiterado.

 

Postura semelhante tem adotado o seu vice, Professor Ari, que sempre manteve uma certa independência, procurando fiscalizar e cobrar, principalmente do Executivo.

 

O que todo mundo está querendo entender é como foi que a base que sempre deu sustentação ao Governo Municipal com ampla maioria na Câmara, conseguiu essa façanha – deixar que a oposição ocupasse a presidência e a vice.

 

E agora? O que se espera? É fato notório que tanto o presidente como o vice - se quiserem colocar a Máquina Legislativa para funcionar podem em questões de dias fazer com que o Executivo se preocupe em engraxar os trilhos e comece a deslanchar...

 

O que temos notado nos bastidores é que existe hoje, um “pacto” de união muito forte entre os quatro vereadores que sempre estiveram ao lado do Executivo – (Professor Presa, Lafaiete, Wando da Garagem e Alfredo Mendes). Os mesmos não escondem de ninguém que foram traídos na eleição anterior em que Edson Ferreira assumiu a presidência e levou para a Direção da Mesa da Câmara toda a oposição.

 

Foram estes quatro que na eleição de ontem para preencher o cargo de 2º secretário da Mesa Diretiva da Câmara, para a escolha do Vereador Marcos Murbak abstiveram o seu voto. Marcos assumiu o posto que estava vago – cargo este que era de Boaventura Motta que renunciou para concorrer a presidência.

 

No final da sessão, o presidente Boaventura Motta falando para a imprensa, disse acreditar que a abstenção de votos e o pedido de cassação que tinha sido protocolado contra o Marcos Murbak, tenha sido uma forma de retaliação.

 

Segundo ele, a sua intenção é conversar com todos os vereadores para trabalharem juntos, em prol do município. Aliás, é sempre bom lembrar que essa história de trabalharem juntos em prol do município foi, e pelo visto vai continuar sendo, um erro histórico do Legislativo Municipal – a menos que, esse trabalhar juntos seja em nível de LEGISLATIVO e jamais para aprovar e dar cartas brancas ao EXECUTIVO como sempre se deu...

 

Com a experiência que tem e com o excelente nível cultural do seu vice, se realmente resolverem fazer um trabalho isento e em prol do município de São Miguel do Iguaçu, em questão de meses poderemos ver na linha do horizonte um novo amanhã para São Miguel do Iguaçu.

 

Um dos primeiros projetos de Lei que o Legislativo deveria propor deveria ser sobre a mudança da Lei Orgânica naquele item que diz que um VEREADOR para adentrar até mesmo no Pátio de Máquinas para fiscalizar como estão as MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DO POVO, tem que pedir autorização para o PREFEITO. Isso é uma aberração – e quem não seguir esse ritual atualmente – está sujeito a cassação...

 

Outro dado importante que deve mudar é a nova postura com respeito a escolha do Diretor da Câmara.

O próprio nome já diz – DIRETOR, ou seja, a pessoa escolhida é para dirigir os destinos da CASA, que no caso é um dos mais fortes PODERES nos regimes democráticos. Afinal, é a Câmara que empossa o PREFEITO..., e é a Câmara que pode manda-lo de volta para casa a qualquer momento...

 

Quem tem que ser o Diretor da Câmara? Alguém com no mínimo Curso Superior e com comprovada idoneidade. A escolha não pode ser feita por apadrinhamento político, apenas para que o presidente tenha um cabo eleitoral a mais (ótimo salário) para cuidar desde já da sua reeleição no próximo pleito...

 

Por que digo isto?  A grande preocupação hoje é sem dúvida a geração de emprego e renda... Estamos ficando para trás com relação aos outros municípios em todos os sentidos. O que mais se vê hoje pendurado nas casas é uma plaquinha dizendo: VENDE-SE... E a nossa juventude sem esperança e sem o brilho nos olhos enveredando pelo mau caminho...

 

Precisamos mudar e mudar radicalmente tudo isso... É isso que se espera de uma oposição... E por que é importante termos um Diretor na Câmara com ampla visão e espírito público?

 

O Diretor da Câmara tem que está lá em tempo integral se comunicando com os demais, interagindo com a comunidade e articulando o nosso desenvolvimento...

 

O que se pode fazer hoje? O primeiro passo é reunir os empresários da cidade – pegar os vereadores e andar pelo Parque Industrial e de preferência com os representantes do Ministério Público para incentivar, constatar e se preciso for, corrigir o que precisa ser corrigido.

 

O segundo passo é promover simpósios e ver como podemos agregar valor a nossa produção. Convocar o empresário Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Lar e procurar dialogar e ver o por quê esta empresa que hoje é uma potência a nível nacional, usa praticamente toda a nossa produção e não investe aqui para gerar EMPREGO E RENDA... Levou indústrias para todos os municípios da região e para São Miguel (...)

 

Muito bom o pronunciamento do vereador Wando da Garagem feito ontem na Câmara, demonstrando na prática que não está nada satisfeito com a atual administração. Pode ser que sim, pode ser que não, o importante é que, essa divisão é salutar.

 

O papel do vereador tem que ser esse mesmo, fiscalizar..., e, se preciso for (...) Sobre esse pronunciamento voltamos na próxima, Wando deixa no ar que "muita coisa ainda deve vir a tona...", referindo-se aos últimos acontecimentos no município na área policial que abalou os alicerces da moralidade...

 

Com a eleição de Marcos Murbak ontem, a Mesa Diretiva da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu ficou assim: Presidente: Boaventura João Manoel Motta; Vice-presidente: Professor Ari Luiz Jarczewski; 1º Secretário: Francisco Machado Mota e 2º Secretário: Silvio Marcos Murbak

 

 

  • Alexandro Alcará
    Alexandro Alcará Parabéns João pela reportagem isenta e falando somente verdades.
    •  
  • Alcione Mewius
    Alcione Mewius Parabéns João ótimo texto
    •  
  • Rui da Cunha
    Rui da Cunha Vamos ver se a nova diretoria vai fazer um trabalho descente e transparente. Poderia começar também João da Silva, mudando os horarios das sessões. Aguardamos o desfecho.
    •  
  • João da Silva
    João da Silva Excelente dica... vamos pra cima...
  • João da Silva
    João da Silva Você vai estar lá a partir do próximo mês... quero ver o jogo de cintura...kkk
     
    Valdir Almeida Soares Soares
    Valdir Almeida Soares Soares E nossa cidade ta atrasada , mais 50 anos . Aqui tamos abandonado só Jesus da uma solução pra nós cidadão de São Miguel do Iguaçu . Já perdemos até pra Matelândia triste mas e verdade. e muito preocupante .
    •  
    Valdir Almeida Soares Soares
    Valdir Almeida Soares Soares Nossa esperança tá em você Mota e Ari olhe para as empresas da cidade . obrigado
    •  
    Junior Ghizzo Neto
    Junior Ghizzo Neto É aquele velho ditado....
    Quando o barco começa afundar, é hora de os ratos pular fora do barco.....
    E sempre foi assim em nosso município, quando a coisa pende pro outro lado tds viram as camisas
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Mirante