banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Emagrecimento sem dieta
  Data/Hora: 17.abr.2019 - 22h 24 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Vi um interessante estudo sobre dietas de um pesquisador da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE), Antonio Herbert Lancha Junior, intitulado “Melhorando hábitos nutricionais sem a prescrição de dieta: Detalhes de um processo de orientação nutricional”.

 

A adesão às dietas tradicionais é um fenômeno comum e, muitas vezes, elas cumprem o objetivo. Porém, para uma parte da população, esses métodos não funcionam. O pesquisador classificou as pessoas participantes em dois grandes grupos: o de pessoas responsivas e o de não-responsivas. Os primeiros compunham-se daquelas pessoas que cumpriam o que lhes era proposto. Já os não-responsivos, por sua vez, não respondiam muito bem às instruções da dieta para a redução de peso e apresentavam uma relação com os alimentos muito mais afetiva.

 

Intrigado com a constatação, o cientista investigou o fenômeno responsável por essa diferença e procurou entender qual era o fator que motivava aquelas pessoas a emagrecer. Para isso, propôs um método que promovesse mudanças de estilo de vida, comportamentais e de hábitos nutricionais. Desejava um modelo que fosse aplicável em qualquer situação, para qualquer pessoa e possível de se sustentar para toda a vida.

 

Precisaria descobrir o “gatilho” que movesse a pessoa a ter uma compensação muito maior do que qualquer prazer imediato, como o comer. Algo que fosse mais forte do que o prazer instantâneo de comer um chocolate, por exemplo.

 

Quando a pessoa quer emagrecer, ela tem que descobrir, dentro dela, o que de fato vai promover essa recompensa. O papel do profissional de saúde é o de atuar oferecendo suporte e assistindo o cliente, que está no centro de seu próprio processo de mudança. E a decisão é conjunta, não unilateral. O paciente deixa de ser passivo e passa a ser ativo no processo.

 

Normalmente, as dietas colocam a responsabilidade em cima de algum alimento ou de algum nutriente e baseiam-se nos três pilares: fato, força e medo. Isto é, as dietas procuram atingir mudanças a partir de receios e apreensões. E o que descobriram é que ninguém muda a partir do medo.

 

A transformação é atingida com base na teoria dos 3 R: desenvolver uma relação profissional-cliente, consolidar uma reestruturação do padrão comportamental e assegurar a repetição desse novo modelo.

 

Esse esquema é fundamental para a obtenção dos resultados. E o cientista relata que a estratégia resultou em benefícios não imaginados antes. O método obteve melhorias nos hábitos nutricionais e nos resultados clínicos do indivíduo. Este apresentou menor ingestão de gorduras, ao passo em que teve melhora na sua saúde e na sua qualidade de vida.

 

Para isso, deve-se levar em consideração o que, dentro da realidade de cada pessoa, é possível de ser realizado. E valorizar cada progresso, ao invés de colocar inúmeros desafios. Então, por menor que seja o avanço, motivar os próximos passos, de forma que a intervenção seja a solução e não mais um problema.

 

A simplificação da dieta em pequenos objetos, ou em pequenos passos (baby steps) que com o tempo, vai-se longe, melhora a saúde e, de quebra, fica mais esbelto.

 

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios