banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
SOMOS TODOS INDÍGENAS!
  Data/Hora: 19.abr.2019 - 3h 52 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

ISA COLLI -

 
Maneiras de abordar em sala de aula a cultura indígena sem estereótipos e de modo reflexivo.
 
 
Fonte: Tribuna da Imprensa - Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, é comemorado no Brasil o Dia do Índio. Como trabalhar essa data com as crianças, contando a história livre dos estereótipos criados durante tantos anos?
 
 
Está mais do que na hora de desmistificar o estereótipo de índio e cocar que muitos ainda têm, trazendo atividades que ajudem as crianças a entender como essas comunidades vivem nos dias de hoje. É preciso desmistificar a questão indígena do arco e flecha, cocar, pessoas nuas, sem informação. Pelo contrário, mostrar que evoluíram e podem contribuir conosco dentro de suas possibilidades culturais e nós devemos respeitar o espaço deles, sua cultura, suas crenças e seus trabalhos.
 
 
O professor precisa estar atento para não reafirmar impressões que não condizem com a realidade dos povos indígenas, celebrando nossas diferenças e valorizando o respeito. Para isso, é preciso deixar de lado atividades tradicionais e proporcionar uma reflexão por meio de leituras, músicas e filmes que abordam o cotidiano indígena mais profundamente.
 
 
A seguir, vamos apresentar algumas maneiras de fugir das abordagens estereotipadas dentro das salas de aula, proporcionando um conhecimento aprofundado e sociocultural para os alunos.
 
 
Contos e mitos indígenas
 
Há diversos livros infantis que abordam as lendas indígenas. Organize rodas de leitura e explique às crianças o modo como os indígenas interagem com o meio ambiente. Trabalhar com lendas em sala de aula é uma forma de valorizar a cultura dos povos nativos. Importante frisar que cada comunidade tem sua própria lenda, é necessário respeitar toda essa diversidade.
 
 
Organize uma degustação de comidas típicas
 
Muitas comunidades indígenas têm a mandioca como base de sua alimentação, apresente às crianças essa raiz e os diferentes e deliciosos modos de consumi-la. Também é possível preparar e oferecer bolo de milho, tapioca, pipoca e frutas nativas.
 
 
Promova uma sessão de filmes e documentários
 
Apresente alguns filmes e documentários que apresentem o cotidiano dos povos indígenas. É, também, importante incentivar a pesquisa na internet e valorizar cada descoberta nova dos alunos.
 
 
Sugira pesquisa de tribos indígenas brasileiras
 
Escolha de uma tribo e peça aos alunos que elaborem pesquisa sobre ela e desenvolvam um texto com as informações coletadas (Guaranis, Ticunas, Caingangues, Macuxis, Terenas, Guajajaras, Ianomâmis, Xavantes e Pataxós, por exemplo).
 
 
Vocabulário ilustrado
 
Elabore um vocabulário ilustrado com as palavras de origem indígena que usamos no nosso dia a dia.
 
 
Por fim, saliente aos alunos que a cultura indígena faz parte da essência dos povos, por isso, use diversos recursos para salientar as diferenças e como cada um deles é único. Vale ressaltar, também, que, assim como o restante das pessoas, eles acompanham a evolução do mundo. Por isso, o uso de tecnologia não altera quem são, tampouco a preservação da cultura e dos costumes.
 
 
Aguarde novo lançamento da Colli Books – A índia Inaiá. Ótima oportunidade de trabalhar em sala de aula a cultura, os costumes e as lendas do universo indígena durante todo o ano.
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner emprego
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Bassani