banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
XIX JOGOS ESCOLARES – A beleza do Esporte e a sua importância como força motivacional e gravitacional para os nossos jovens...
  Data/Hora: 8.mai.2019 - 7h 0 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Fotos: Secretaria de Cultura, Lazer e Esportes - via redes sociais Confesso que não assisti nenhuma partida ou qualquer tipo de competição envolvendo os Jogos Escolares Municipais de São Miguel, que se encerrou ontem, terça-feira, 07.

 

Estou escrevendo essa matéria porque, justamente ontem, por volta das 17h30, passei um watt para o meu Neto Arthur, convidando-o para dar uma corrida, bater uma bolinha e soltar a musculatura como tenho feito quase que todos os dias no final da tarde. E, para minha surpresa, ele me retornou em áudio, soluçando, meio que em prantos dizendo-me que não iria por que para ele, não era um bom dia...

 

O que houve, perguntei: “Perdemos o jogo hoje por culpa do árbitro e eu estou louco da vida..., não me conformo”, me respondeu. Quanto foi o jogo, insisti – “Perdemos de 2x1 –mas era para termos ganhado...”

 

“O placar de 2x1, um placar apertado, mostra que o jogo foi bom, bastante equilibrado. Vocês também jogaram bem e valorizaram em muito a vitória do time adversário. Não se estressa, um dia é da caça e o outro é do caçador. Os erros acontecem, todos nós erramos na vida de uma forma ou de outra...”, disse a ele.

 

Ao ver o estado em que ele se encontrava, horas depois de ter participado com os seus amigos da Escola Ativa, nesta competição – eu fiquei imaginando sobre a força “motivacional e gravitacional” que o Esporte exerce sobre as pessoas e, principalmente sobre a nossa juventude por estarem numa das fases mais energética da vida...

 

Por que motivacional e gravitacional?

 

Ao nos aprofundarmos um pouco mais nestes dois termos, vamos verificar que o “ser humano é um universo de desejos, com oscilações emocionais e inúmeras necessidades que se diferenciam ao longo dos anos”. É por esse motivo que as empresas promovem palestras, realizam simpósios e buscam de todas as formas possíveis motivarem, entusiasmar as pessoas para manterem a autoestima, o autoconhecimento, o espírito de liderança sempre em alta para continuarem produzindo cada vez mais com competência...

 

O espírito desta matéria é justamente esse, ressaltar essa energia positiva que existem dentro de todos nós quando buscamos dar o melhor de si, seja jogando e participando de uma competição como essa – como no dia a dia na própria vida. O importante em tudo o que realizamos é justamente esse – colocar essa vontade de vencer, de lutar – jogar para ganhar – mas, se o resultado não vier, até porque, num jogo individual ou coletivo, só pode existir um vencedor – temos que saber perder, cumprimentar o adversário e em seguida, continuar a preparação para as novas batalhas que a vida possa nos oferecer.

 

E por que GRAVITACIONAL...?

Ao darmos uma passadinha pela física, vamos verificar que a “Lei da Gravitação Universal”, nos mostra que, “se dois corpos possuem massa, ambos sofreram uma força de atração mútua proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade”.

 

Ao juntarmos o termo “motivacional ao gravitacional”, vamos verificar que o primeiro traz reflexo no clima organizacional, trazendo confiança, qualidade nas relações e respeito ao próximo, ou seja, a satisfação interna estará se refletindo também nas pessoas que estão ao nosso redor e melhorando o coletivo como um todo. Enquanto que o segundo, como relata Newton, ao estudar o movimento da Lua – “a força que faz com que ela esteja constantemente em órbita é do mesmo tipo que a força que a Terra exerce sobre um corpo em suas proximidades”.

 

Concluindo, o esporte além de nos dar melhor qualidade de vida, cria um ambiente propício para formação de novas amizades e infinitas possibilidades de crescimento em termos de descobertas de forças que existem dentro de cada um de nós. Atenção, interesse, decisão e ação – são palavras que nos impulsionam para essa linda e impressionante tarefa chamada VIVER... Com essa introdução, o meu incentivo a todos que participaram desta e de outras competições que irão vir por aí...

 

E junto, é claro, também chamar a atenção para os nossos governantes sobre a importância do Esporte em todos os setores, idades, sexos e condições sociais. Além de membro fundador, por doze anos fui secretário da Liga de Esportes Amador de São Miguel do Iguaçu e um dos conceitos que sempre buscamos implantar na época foi de que, Esporte é Vida - “Nós queremos o Esporte a serviço da Cultura; e a Cultura a serviço da Educação”, era uma das frases que acompanhava todos os comunicados expedidos pela Liga na época.

 

Lembro-me como se fosse hoje, a visita que recebi na redação do nosso Jornal, quando resolvi me retirar da Liga de Esportes, do vice-prefeito na época, Elizeu Presa – “Você não pode deixar a Liga de Esportes – olha o trabalho que você está fazendo. Os nossos jovens precisam disso”, me disse ele. Inconformado e chateado pela confusão envolvendo a decisão do municipal na época entre Indianópolis e o Grêmio Esportivo Avaí de São Jorge, joguei a toalha para essa atividade, sem jamais deixar de me preocupar em ajudar da melhor forma possível.

 

Parabéns aos Organizadores dos Jogos Escolares Municipais de 2019 e reproduzo aqui as palavras, os agradecimentos que a Secretária Municipal de Esporte, Cultura e Lazer – Catiúscia Miliolli – faz a todos que ajudaram nesta competição – na sua página no Face book, via redes sociais...

 

 

“Dia de agradecer..., finalizamos hoje o XlX Jogos Escolares Municipal! Quero agradecer à todos que tiveram participação e disposição para que esses jogos acontecessem! Agradeço aos Diretores das escolas ,aos Professores de Educação Física pela dedicação ao montar as equipes, aos Professores das demais disciplinas, as pedagogas ,coordenadoras ,a secretaria de Educação...

 

Muito obrigada aos queridos atletas pela participação. Meus parabéns, todos são vencedores por estarem na prática esportiva. Obrigada à todos os alunos que torceram e apoiaram seus colegas torcendo por eles!

 

Obrigada Diretora Thiarliane, do Departamento de Esportes - agradeço à todos, vocês que foram maravilhosos cada um na sua função... Obrigada aos árbitros, aos acadêmicos do curso de Educação Física da UNIGUAÇU FAESI... Obrigada aos motoristas pela paciência e disposição...

 

Obrigada aos parceiros UNIGUAÇU FAESI, Colégio Nossa Senhora de Fátima e Lions Clube que nos cederam os espaços para realizar os Jogos... Obrigada Neli Transporte Escolar... Obrigada Guarda Municipal! Enfim, quero demonstrar nesses agradecimentos que, isso nos mostra que sozinhos não conseguimos realizar o que juntos podemos fazer  um grande Evento esportivo como este.

 

Obrigada Deus por nos permitir realizar esses jogos com Sucesso! Ver a alegria das crianças jovens participando, torcendo, nos deixa muito feliz e nos motiva a querer fazer sempre mais pelo Esporte!

Parabéns atletas vocês são Show...

Abraço a todos!”, pontifica a Secretária.

 

 

 

Confira abaixo os vencedores da Modalidade Coletiva divulgados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.  Confira a lista:

Categoria Futsal – Classe “A” Masculino

1° lugar – Colégio Estadual Nestor Victor dos Santos

2° lugar – Colégio Educação Ativa

3° lugar – Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza

 

Categoria Futsal – Classe “A” Feminino

1° lugar – Colégio Estadual Nestor Victor dos Santos

2° lugar – Colégio Indígena Teko Nemoingo

 

Categoria Futsal – Classe “B” Masculino

1° lugar – Colégio Franciscano Nossa Senhora de Fátima

2° lugar – Colégio Educação Ativa

3° lugar – Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza

 

Categoria Futsal – Classe “B” Feminino

1° lugar – Colégio Indígena Teko Nemoingo

2° lugar – Colégio Franciscano Nossa Senhora de Fátima

3° lugar – Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza

 

Categoria Handebol – Classe “B” Feminino

1° lugar – Colégio Estadual Santa Rosa

2° lugar – Colégio Franciscano Nossa Senhora de Fátima

3° lugar – Colégio Educação Ativa

 

Categoria Handebol – Classe “B” Masculino

1° lugar – Colégio Educação Ativa

2° lugar – Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza

3° lugar – Colégio Estadual Nestor Victor dos Santos

 

Categoria Handebol – Classe “A” Feminino

1° lugar – Colégio Estadual Nestor Victor dos Santos

Categoria Handebol – Classe “A” Masculino

1° lugar – Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza

2° lugar – Colégio Educação Ativa

Fonte: Assessoria

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner emprego
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante