banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
BOLSONARO NO CENTRO DE TSUNAMIS E MOURÃO À ESPREITA
  Data/Hora: 20.mai.2019 - 15h 16 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar

Por JEFERSON MIOLA , via Tribuna da Imprensa...

 
No dia 10 de maio, dispondo de informações privilegiadas, Bolsonaro prenunciou: “Talvez tenha um tsunami na semana que vem. Mas a gente vence esse obstáculo aí, com toda a certeza, porque somos humanos”.
 
 
Ficou implícito que o tsunami estava relacionado à confirmação do esquema multi-criminoso do filho Flávio, como se depreende da declaração enigmática: “Alguns erram. Uns erros são perdoáveis, outros não. Assim é na nossa vida familiar também”.
 
 
A tormenta se confirmou na segunda-feira, 13 de maio, com a notícia da autorização judicial para a devassa fiscal e bancária do filho Flávio, do seu comparsa Queiroz e de quase uma centena de pessoas contratadas pelos gabinetes parlamentares da FaMilícia, inclusive do Jair, no longo período de janeiro de 2007 a dezembro de 2018.
 
 
Até então, Deltan Dallagnol bem que tentara, por todas as maneiras, abafar e evitar a apuração do esquema criminoso do Flávio, poupando-o da operação Furna da Onça, que levou à cadeia colegas do Flávio e do Queiroz [ler aqui]. O MP e o judiciário do RJ, porém, furaram a blindagem da turma do Deltan Dallagnol ao filho presidencial.
 
 
As apurações já divulgadas revelam uma coleção nada desprezível de crimes praticados: organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, desvio de dinheiro público, corrupção, negócios fraudulentos e enriquecimento ilícito.
 
 
De largada, as apurações ligam Bolsonaro e a primeira-dama ao esquema. Em seguida, mostrarão com clareza a conexão dos Bolsonaro com o submundo das milícias do Rio, em particular com o Escritório do Crime, o bando de assassinos de aluguel chefiado pelo foragido Adriano da Nóbrega e cuja esposa e mãe trabalharam durante anos no gabinete de Flávio.
 
 
Este escândalo, sozinho, tem o poder de derrubar Bolsonaro; é altamente devastador. Tanto que Carlos Bolsonaro, num raro instante de realismo e de uso correto da língua portuguesa, reconheceu num tweet que “o que está por vir pode derrubar o capitão.
 
 
A crise que Bolsonaro enfrenta, contudo, é tão mais séria e grave que esta podridão toda, porque o presidente está no centro de uma conjunção de tsunamis ameaçadores.
 
 
O protesto multitudinário pela educação que tomou o Brasil no 15 de maio, catalisou a insatisfação generalizada da população com o governo. Além disso, representa o marco do início da contraofensiva popular contra a política austericida e racista de destruição dos direitos sociais, da soberania nacional e das riquezas do país [ler aqui].
 
 
Ao mesmo tempo, é perceptível o aumento da decepção, do desencanto e do arrependimento de eleitores do Bolsonaro [que não são, automaticamente, bolsonaristas]. Eles perceberam, nestes 5 meses de desatinos e loucuras governamentais, o terrível engano cometido.
 
 
Por outro lado, a economia em profunda recessão se encaminha para a estagnação e, como desdobramento, causará um nível assombroso de desemprego – que será exponenciado pela ausência de estímulos estatais ao crescimento e ao desenvolvimento.
 
 
A pauta monotemática da contrarreforma previdenciária desnudou o compromisso exclusivo com o rentismo, com os bancos e com a orgia financeira em prejuízo da economia nacional e da geração de emprego e renda. Aliás, desde a eleição, passando pela transição e durante todo este breve e desastroso período de governo, a palavra emprego raramente foi proferida.
 
 
Analistas avaliam que não somente o ano de 2019, mas também 2020 está perdido, em decorrência da continuidade do receituário ultraliberal imposto ao país desde o golpe de 2016.
 
 
No plano internacional, Bolsonaro é desprezado e tratado como uma aberração [ler aqui]. O reacionarismo extremado, o obscurantismo acerca das questões ambientais, climáticas e indígenas, ao lado da total subserviência a Trump, afastam o Brasil das oportunidades para sua reconstrução no contexto de uma inserção internacional ativa e altiva.
 
 
Os segmentos de centro-direita e de direita do espectro ideológico, que teoricamente apoiariam Bolsonaro, acompanham com cada vez mais estupefação e cada vez menos paciência o descalabro do governo e, sobretudo, os delírios do próprio presidente.
 
 
Caso os caminhoneiros confirmem a paralisação prometida para este mês de maio, o cenário será de caos e ingovernabilidade, com riscos notórios para a já débil autoridade de Bolsonaro, que poderá ser derrubado num processo de impeachment ou de renúncia estimulado pelos militares.
 
 
O trágico é que o desdobramento do impeachment ou da renúncia, ou seja, a assunção do general Mourão como presidente “legítimo”, não trará nada de positivo ao povo brasileiro.
 
 
Mourão empresta ao regime de exceção a racionalidade que Bolsonaro jamais conseguirá ter. Sob sua eventual presidência, portanto, se observará a aceleração da barbárie prescrita fora do país e à qual os vassalos do império – tanto civis como militares – se dedicam com fidelidade canina.
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante