banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Fechamento do Posto do DETRAN em São Miguel gera revolta... Vereador Professor Ari usa a tribuna e cobra explicações...
  Data/Hora: 21.mai.2019 - 7h 52 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Desde o dia 02 de maio o Posto do DETRAN de São Miguel do Iguaçu, encontra-se fechado... No dia fizemos matéria informando que o convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado havia-se rompido. 

 

Ontem (20), o vereador Professor Ari, usou da tribuna da Câmara para falar a respeito e, como Vereador dar uma explicação à sociedade do por que deste fechamento. “Enviamos uma solicitação ao Executivo, assinada por todos os Vereadores e até o momento não recebemos a resposta”, explica Ari.

 

Explicou que procurando entender toda essa situação, agilizar e esclarecer os fatos, esteve pessoalmente visitando o responsável pela chefia da CIRETRAN de Medianeira que responde pelo Posto do DETRAN junto ao Estado. Atendendo a sua solicitação, em ofício endereçado ao Legislativo Municipal, Felipe Ambrósio, informa que a decisão de fechar o Posto é única e exclusivamente do Poder Executivo Municipal.

 

“Em momento algum houve divergência entre representante do DETRAN com a administração municipal, pois conforme consta no convênio nº 17/2017, o espaço físico a este serviço, deve ser exclusivo para o Detran-PR, convênio este vigente até 02/10/2022. Informo que há interesse deste departamento em manter o posto em funcionamento, até mesmo pela grande procura de usuários pelo atendimento dos serviços do Detran – PR”, disponibilizando inclusive, uma cópia do ofício enviado ao DETRAN pelo Executivo comunicando a decisão.

 

Em ofício, datado do dia 02/05/2019, o Secretário de Administração de Administração Valdecir Simão Lago, informa que “por motivo de contenção de despesas e divergências entre o poder público e o representante do DETRAN e tendo em vista também o fortalecimento dos empresários que residem e geram empregos na cidade, que o Posto do DETRAN de São Miguel do Iguaçu, encerrou suas atividades no data de hoje 02 de maio de 2019”.

 

Outro dado interessante apresentado por Ari na tribuna da Câmara é que o convênio 017/2017, entre o Município e o Estado, vai até o dia 02 de fevereiro de 2022 e foi assinado pelo Prefeito. “Por que o rompimento foi feito de forma unilateral e assinado pelo secretário?”, se pergunta, fato este questionado também pelos demais edis da casa, deixando implícito no ar a pergunta: “quem manda na Prefeitura é o Prefeito ou o Secretário”.

 

Vale salientar que o Posto do DETRAN do Paraná, fazia em média cerca de 60 documentos por semana, onde o contribuinte que buscava esse serviço, geralmente fazia uma economia de R$ 120,00. “Não somos contra o trabalho dos empresários, no caso o despachante. Mas já pagamos tantos impostos e tantas taxas, por que não podemos fazer essa economia? Por que beneficiar dois ou três em detrimento da grande maioria?”, se pergunta o vereador.

 

Vários vereadores se manifestaram também nessa mesma direção, entre eles o Vereador Professor Presa, Lafaiete e o Presidente Boa Ventura Motta que foi mais enfático. “Vamos fundo nesta questão – todos aqui querem esse Posto do Detran de volta para São Miguel e vamos lutar por isto”, disse ele.

 

Outro fato importante do dia foi a Proposta de Emenda à Lei Orgânica, apresentada pelo vereador Marcos Murbak que altera Art. 4º, onde Lei Municipal estabelece critérios restringindo o livre acesso dos vereadores para fiscalizar os atos do Executivo.

 

Lembram-se daquele caso na gestão anterior em que os vereadores foram visitar o Pátio de Máquinas e houve aquela lambança toda, inclusive, com pedido de cassação? (Veja matéria completa na próxima...)

 

O Vereador Professor Presa, também se manifestou sobre a importância do Projeto de Lei 080/2019 que cria o Parque Industrial de Serviços em São Jorge e autoriza as atividades industriais naquele Distrito. “Uma ótima inciativa que sem dúvida vai gerar mais emprego e renda para o nosso município”, acredita o Vereador.

 

Também é de sua autoria a indicação 29/2019 que encaminha uma Minuta de Projeto de Lei, referente ao Professor de Educação Física. “É importantíssimo que as nossas crianças, principalmente nesta faixa de idade dos 05 aos 11 anos, tenham uma correta orientação nos seus exercícios físicos para que possam ter um desenvolvimento saudável”, justifica.  

 

Através da indicação 30/2019, o vereador Wando da Garagem, solicita Limpeza em Bueiros públicos e outras providências. “Na verdade esse serviço já vem sendo feito – mas a minha indignação é por umas bocas de bueiro, onde existem frestas na sua tampa que são uma verdadeira armadilha para quem anda de bicicleta”, reclama, citando inclusive os locais, dizendo que já presenciou um acidente e que por sorte não houve lesões mais graves.  

 

Pela Indicação 31/2019, o vereador Professor Ari, solicita que sejam construídas Faixas elevadas na Rua Castro Alves no Bairro São Cristóvão. “Já existiam tartarugas que foram removidas por que tinham sido colocadas de forma irregular, naquele local. Esse é um pedido da comunidade, tendo em vista que alguns motoristas às vezes passam em alta velocidade colocando em risco a vida das pessoas”, justifica.

 

Através da indicação 32/2019, o vereador Lafaiete solicita Iluminação no Bairro Liberdade, segundo ele, o bairro está as escuras e a população está reclamando. 

 

 

 

  • Nice Vasquez
    Nice Vasquez Ta e daí vai ficar sem atendimento pra nós o povo de São miguel que abicurdo isso affffff😓
    •  
  • João da Silva
    João da Silva Os vereadores estão prometendo reverter essa situação... Vamos acompanhar os próximos capítulos desta novela nada republicana, onde o papel principal é exercido não por quem de direito que foi eleito para ser o prefeito - mas terceirizou a sua tarefa para sobrar mais tempo para cair na gandaia...
    •  
  • Neumar Rezende
    Neumar Rezende Na verdade a divergência parece ser de apenas um lado ..ou seja, do executivo. "E Fortalecimento dos empresários"...🤔 Que ramo será né????

    Parabéns Ari Luis Jarczewski pela postura e conduta! Ótimo vereador! Se todo político fizesse o trabalho para que foi eleito, estariamos num país melhor!

     

    Darcy Costa Pinto
    Darcy Costa Pinto Fortalecimento de quem? Serviços públicos do ESTADO sendo vendidos por Auto escolas, despachantes? E outros atravessadores? Voltamos a década de 20. E para rir.
     
     
    Darcy Costa Pinto
    Darcy Costa Pinto Eu sou contra despachante, afinal, e exercício da burocracia, é o clientelismo, e a certeza de um Estado ineficaz e ineficiente, e a falta de agilidade para exercicio do direito civil, e ainda, meio de vida improdutivo a sociedade. E o corporativismo a serviço de um monte de espertos que vivem as custas da sociedade. Depois querem ser igual aos norte americanos kkkkk
    •  
    Ademar Schmitz Contenção de despesas???? E qual departamento foi aberto no local onde funcionava o Detran!!! Explique qual a finalidade daquele espaço senhor secretario.!!!!
    •  
     
    Darcy Costa Pinto
    Darcy Costa Pinto Codigo de trânsito brasileiro...Um manah para a Elite. Mas isso aqui ja,será outra discussão.
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Mirante
Bassani
Banner violência se limite