banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Movimentada a sessão do Legislativo com Moção de Aplauso, Normas de Trânsito e uso da Tribuna com denúncia grave feita pelo ex-vereador Gaúcho sobre Tributos Municipais...
  Data/Hora: 28.mai.2019 - 7h 16 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Bastante movimentada a sessão do Legislativo Municipal de ontem (17), com a votação e leitura de diversos projetos sobre a presidência do Vereador Boaventura Motta. Mas, o que realmente chamou a atenção foi à presença do ex-vereador Volmes Roberto Tschinkel, o popular gaúcho fazendo uso da Tribuna da Câmara...

 

Volmes lembrou que estava fazendo um ano que ele havia apresentado em plenário uma denúncia de que ao exigir do contribuinte o pagamento de uma taxa de R$ 6,90 para preenchimento da guia de cobrança do IPTU, taxa de incêndio e taxa de conservação de estradas, a Administração Municipal estaria cometendo crime de bitributação – “tratando-se de ilegítimo mecanismo de arrecadação de receita – o qual deve ocorrer através de cobrança de impostos”.

 

“Na época, em resposta ao ofício do presidente solicitando explicações ao Governo Municipal, através do ofício 789/2018, o Secretário de Administração Valdecir Simão Lago, informava ao Legislativo Municipal que o município estava seguindo as normas dispostas no Código Tributário e que a denúncia era infundada...”, salienta.

 

“Pois bem senhores, vejam que essa denúncia que eu apresentei sobre a cobrança irregular destes tributos que ele alegou por escrito tratar-se de denúncia infundada – veio se materializar como uma denúncia legítima na cobrança do IPTU de 2019, tendo em vista que essas mesmas taxas que estavam sendo cobradas irregularmente por vários anos já não aparecem mais no atual carnê de arrecadação”, lembrou, para em seguida ressaltar que qualquer contribuinte tem o direito de buscar na Justiça todos os valore cobrados indevidamente desde 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018...

 

No final do seu pronunciamento não houve aplauso, mas um silêncio ensurdecedor como se as paredes do Legislativo Municipal dissessem – “nós precisamos disso”.

 

Na hora eu me lembrei de uma matéria que eu fiz em 2017, quando o Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu por seis votos a dois, a pedido deste mesmo secretário de administração, haviam aprovado um pedido de abertura de um Processo Disciplinar contra o vereador Volmes Roberto Tschinkel (PPS), que posteriormente culminou com a cassação dos seus direitos políticos por oito anos.

 

Eu dizia na época: “Depois de tamanha desfaçatez, fiquei na dúvida qual dos dois pensamentos abaixo ficariam melhor para a abertura desta matéria. Na dúvida, coloco os dois: “A política é quase tão excitante como a guerra, e não menos perigosa. Na guerra a gente só pode ser morto uma vez, mas na política diversas vezes.” (Churchill)

 

 

 “Haveremos de resguardar a canalhice necessária para aderir no tempo oportuno.” (Pedro Nava).

 

Projetos de Lei...

 

Entre os projetos de Lei aprovados ontem em primeira votação, destaca-se o de número 44/2019, que disciplina e estabelece Normas de trânsito para veículos pesados, bem como disciplina o horário de circulação.

 

Outros itens como horário de funcionamento do comércio, ampliar a área de estacionamento com novas regulamentações, também estão sendo revistas. Para o presidente da ACISMI, empresário Valcir Teixeira, esse assunto foi amplamente discutido em audiência pública que contou com a presença dos associados da ACISMI e com os vereadores, tudo na melhor forma democrática possível. “Estamos contentes por que isso vem de encontro aos interesses da nossa população”, pondera Valcir.

 

Moção de Aplauso...

 

Atendendo uma solicitação do vereador Wando da Garagem, foi aprovado por unanimidade uma Moção de Aplauso para a professora aposentada Noeli Bassani.

 

Na sua justificativa, o vereador lembrou que Noeli foi à primeira Professora da comunidade de Nova Brasília. “Ela começou a dar aula naquela comunidade com apenas 17 anos de idade e tinha uma sala de aula com 36 alunos. Acredito que com essa Moção, estamos valorizando a Educação, o trabalho dos nossos Professores”, disse ele, agradecendo aos demais vereadores pela aprovação.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Einstein