banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Mudança de foco: PTI terá importante papel na atualização tecnológica da usina de Itaipu
  Data/Hora: 26.jun.2019 - 8h 3 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Em sua primeira visita ao Parque, o diretor-geral brasileiro, general Silva e Luna, afirmou que participação do PTI no processo será intensificada.

 

Da Assessoria - Fotos: PTI - A partir de agora, um dos principais focos do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) será dar sustentabilidade para a operação da usina de Itaipu por meio de projetos de automação, inovação e tecnologia. Com isso, o PTI deverá ter um importante papel no processo de atualização tecnológica da usina, que já está em andamento e deverá ser concluído nos próximos 14 anos. A afirmação foi feita pelo diretor-geral brasileiro da binacional, general Joaquim Silva e Luna, durante visita ao PTI na manhã desta terça-feira (25).

 

O PTI, administrado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu, é o mais importante centro de pesquisa em tecnologia e inovação ligado à usina de Itaipu.

 

Essa foi a primeira vez que o general, que está há quatro meses no cargo, esteve no parque. Ali ele conheceu projetos de segurança cibernética, automação e simulação de sistemas elétricos e segurança de barragens – todos voltados ao atendimento de demandas da Itaipu e também de outras usinas. Para o diretor, foi uma “surpresa agradável” perceber que essas iniciativas estão 100% alinhadas com a hidrelétrica, maior produtora de energia elétrica limpa e renovável do planeta e também mantenedora do PTI.

 

Silva e Luna foi recebido pelo diretor administrativo-financeiro e diretor superintendente interino do PTI, Flaviano da Costa Masnik, e pelo diretor técnico, Rafael José Deitos, ambos empregados de carreira de Itaipu. A valorização de funcionários da casa faz parte da política de valorização de pratas da casa pelo general Silva e Luna.  

 

Os dois fizeram uma breve apresentação sobre a linha de atuação do parque, que deverá estar cada vez mais focada nas necessidades de atendimento da missão ampliada de Itaipu. Em seguida, ele conheceu o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), o Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (Ceape²), o Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse) e o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes.

 

De acordo com o general, o PTI deverá estar diretamente envolvido no processo de atualização tecnológica pelo qual a Itaipu vai passar nos próximos anos, exatamente pela sua característica de vanguarda em pesquisa e inovação, que será reforçada. Segundo ele, o parque já participava do processo, mas agora as ações serão intensificadas. “A atualização tecnológica da usina é um grande desafio e a participação do PTI nesse processo como um todo será elevadíssima”, afirmou.

 

Para isso, será necessária uma integração maior ainda entre o parque e sua instituição mantenedora, que é a Itaipu. A usina apresentará suas necessidades para ver as possibilidades de o centro de pesquisa em tecnologia e inovação poder atendê-las. “É uma operação ganha-ganha, um círculo virtuoso, literalmente. Cada vez haverá mais ganhos provenientes da tecnologia, desenvolvimento e inovação a proveito da Itaipu. E é isso o que queremos”, ressaltou o general.

 

O atendimento a essas demandas prioritárias da binacional vai direcionar o foco da atuação do parque, que terá como diretriz fornecer subsídios para a sustentabilidade da hidrelétrica tanto na parte hídrica quanto elétrica para assegurar a continuidade dos bons resultados da usina na geração e produtividade de energia. Com mais de 2,6 bilhões de megawatts-hora de energia acumulada em 35 anos de operação, Itaipu é recordista de produção mundial de energia.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Einstein
Bassani
Rose Bueno Acessórios