banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu faz entrega de Menção Honrosa a Professora Noeli Bassani e aos 30 Anos da Rádio Jornal...
  Data/Hora: 16.jul.2019 - 6h 7 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

“Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida”.

 

Menção Honrosa é uma distinção oferecida a uma pessoa, ou a uma obra que se destaca entre as demais, cujo mérito é considerado digno de menção... 

 

Em sessão solene recheada de palmas e muita emoção, o Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através do seu presidente, Boaventura Motta, entregou na tarde de ontem (15), duas Menções Honrosas.

 

A primeira Menção, cujo projeto de Lei foi de autoria do Vereador Wando da Garagem, segundo ele, atendendo uma solicitação da Célia Soares, ex-aluna da Professora Noeli Bassani, a exemplo da segunda, apresentada pelo presidente Boaventura Motta, foram aprovadas por unanimidade e, nesta entrega, ambas palmeadas e recheadas de momentos de alegria e muita emoção. (Nesta matéria, vou falar da Professora...)

 

A Professora Noeli, com toda a sua experiência de 35 anos de sala de aula, foi magnânima, falou com o coração sem se deixar levar pela emoção – foi firme, decisiva e usou essa homenagem não só para enaltecer a classe, como também para pedir mais respeito e valorização ao trabalho dos professores – a mais importante das PROFISSÕES, responsável pela formação de todas as demais e iniciou o seu pronunciamento citando Augusto Cury - “Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida”.

 

 

Com a bagagem de quem começou a dar AULAS, com apenas 17 anos de idade, em 1983, na comunidade de Linha Brasília, apenas com a oitava série, antes mesmo de terminar o Ensino Médio, por indicação do nosso saudoso, Ivo Adamante, lembrou Noeli que, em sala de aula, “sempre foi minha pretensão, incentivar meus alunos à felicidade e realização pessoal, independente da profissão escolhida – lógico, não se esquecendo da importância do estudo”.

 

Demonstrando profunda gratidão, agradeceu primeiro à Deus, por ter-lhe permitido a VIDA – “poder comemorar tanto tempo dedicado à humanidade”, ressaltando que muitos colegas professores e alunos não conseguiram chegar a esse momento. 

 

Agradecimento especial, “aos meus pais por acreditarem em mim – dando-me a oportunidade de estudar e trabalhar”, salientando que naquela época era muito difícil, citando em seguida a família: irmãos, irmãs, cunhados, sogro e sogra, sobrinhos – “em especial meu marido e minha filha por apoiarem-me nos momentos complicados”.

 

Demonstrando ternura e muita bondade no coração, lembrou os colegas de trabalho, “por me ensinarem todos os dias o que realmente é essencial. Aos pais e mães dos alunos por confiarem em minha capacidade de ensinar e educar nossas crianças”.

 

Lembrou que, para ela a responsabilidade chegou cedo - fazendo uma breve reflexão: “Vocês imaginam deixar seu filho entre seis e 12 anos com uma mocinha de 17 anos, numa sala com 36 alunos, com quatro séries sem nenhum outro adulto por perto?”.

 

Agradeceu aos vereadores, em especial ao Vando por ter feito o requerimento, aos seus alunos, muitos deles presentes – “obrigada por existirem, pois se não fosse por vocês eu não estaria aqui. Cada um deixou a sua marca em minha vida e sinceramente não lembro o número de chamada de vocês, mas guardei cada vitória individual como sendo minha também”.

 

Lembrou que em alguns momentos foi dura, “porém não me arrependo e é por esse motivo que se tornaram vencedores”, finalizando com um agradecimento especial a Célia Soares pela iniciativa dessa “Moção de Aplauso” – “lembrarei por toda a eternidade”.

 

No seu ponto de vista, todo PROFESSOR deveria ser aplaudido de pé em vida, desejando que esse dia seja o pontapé inicial para as muitas Moções de Aplausos que virão. “Desejo ardentemente que nós professores, aposentados ou atuantes sejamos valorizados e respeitados pela sociedade e principalmente pelos governantes. Ainda acredito na humanidade. Obrigada! Obrigada! Obrigada”, pontificou.

 

Todos os vereadores fizeram uso da palavra enaltecendo não só a homenageada, mas também, o PROFESSOR como uma INSTITUIÇÃO, cuja missão de vida é ENSINAR. “Lembro até hoje de todas as minhas Professoras e a onde as encontro no dia a dia, ainda as trato como se fosse seu aluno”, lembrou o vereador Vando que fez essa indicação.

 

O vereador, Professor Ari, lembrou que essa é uma profissão que muitos sonham em exercê-la desde criança. “Eu sonho com o dia em que os PROFESSORES não precisem fazer greves – sem essa atividade – o que existira seria o caos, a falência moral e econômica de toda e qualquer nação – professor é inspiração...”, disse ele, ressaltando e pontuando o trabalho exercido pela homenageada.

O vereador, Professor Presa, disse o quanto é gostoso poder presenciar uma história de vida como essa – “é uma honra vê-la contente e feliz”.

 

A vereadora, Flávia Dartora, que também é professora, lembrou que teve a honra de estagiária na sua mesma sala de aula. “É uma  profissão que ainda não é valorizada como deveria ser e temos ainda um caminho longo a percorrer – mas, o que estamos vendo aqui hoje demonstra que estamos iniciando uma nova jornada”, nos disse ela.

 

Todos os demais vereadores seguiram na mesma linha de raciocínio – Lafaiete, por exemplo, lembrou que quando se fala  do Professor ou da Professora – “estamos falando do segundo pai, ou da segunda mãe”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Einstein