banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Cadê o “Tomógrafo” que foi doado pela Câmara dos deputados em 2017, para ser instalado no Complexo Hospitalar Municipal?
  Data/Hora: 17.jul.2019 - 9h 25 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Como assim? Sim..., cadê o tomógrafo? No dia 14 de junho desse ano, num encontro fortuito com um amigo no centro da cidade, mais precisamente na Rua Farroupilha, ele me perguntava: – “você que é um cara bem informado, poderia dizer onde é que se encontra o “tomógrafo” que foi doado pela câmara dos deputados?”.

 

- “Acredito que deve estar no Complexo Hospitalar Municipal”, lhe respondi, tendo em vista que, pelo menos tinha sido isso que foi divulgado em “alto e bom som” no dia 24 de janeiro de 2018.

 

Nesse dia ele foi descarregado naquele local, onde o prefeito Cláudio Dutra fez questão de recepciona-lo e dar as boas vindas pessoalmente a esse “sofisticado aparelho” que gosta de fotografar as pessoas por dentro e revelar com riquezas de detalhes até mesmo uma pequena fissura num osso, ou até mesmo o início de um pequeno “tumor” em qualquer parte do organismo humano.

 

Como faz parte da avançada tecnologia de ponta da medicina moderna, buscando a devida valorização ele gosta de ser chamado com certo ar de nobreza – quem trabalha com ele, dizem que, ele só se deixa ligar, depois que o operador o chamar carinhosamente de: “meu sinhô tomógrafo computadorizado helicoidal”.

 

É mole... Está certo ele, afinal o diagnóstico rápido que todo e qualquer profissional da medicina poderá encontrar pela simples leitura da sua fotografia merece todo esse carinho e respeito – sem contar que o seu valor na época estava orçado em cerca de R$ 500.000,00, ou seja, meio milhão de reais, isso por que ele já tinha dois anos de uso, mesmo aparentando estar novinho como se estivesse saído aquele dia da fábrica. Hoje esse valor, para a aquisição de um novo, segundo informações, no mínimo duplica...

 

Voltando ao diálogo com o meu amigo, com uma cara de quem sabia muito mais do que estava informando, continuou: “seria bom você fazer uma matéria. No Complexo Hospitalar, ele não está e no Pronto Atendimento também não. E tem um monte de gente na fila esperando por um exame, uns inclusive já morreram sem conseguir usá-lo. Vai que numa dessa um exame destes poderia ter salvado vidas...”, me disse ele, olhando para os lados, como se estivesse preocupado se alguém estivesse escutando o nosso diálogo.

 

Esse diálogo aconteceu no período da manhã e mesmo estando preocupado com o “pão nosso de cada dia e correndo atrás de comerciais que pudessem bastecer o caixa”, no mesmo dia no período da tarde, pelo aplicativo watts, comecei a fazer contato. E a primeira informação que recebi foi de que deveria falar com o Luciano na Prefeitura. “Fala com o Luciano...”.

 

- Jornal: Boa tarde Luciano! Sobre o tomógrafo – o que você pode nos passar em termos de informação?

- Luciano: O que você precisa?

- Jornal: Ele está funcionando...?

- Luciano: O projeto do Centro de Imagens. Estamos trabalhando a aprovação. A SIEMENS já esteve aqui vistoriando o aparelho e estamos aguardando a aprovação da SESA para a liberação da Sala e da Copel para a energia...

- Jornal: Esse aparelho veio em 2017... É isso? Tem algum prognóstico de quando ele vai funcionar? Onde ele se encontra? Gostaria de fotografá-lo... Estou fazendo uma matéria... De quem depende a aprovação do Projeto do Centro de Imagens? Tem mais ou menos os valores de quanto o município está gastando com esses exames que são feitos fora e que poderia ser feitos aqui por esse aparelho?

- Luciano: Se quiser ir (seria vir) à prefeitura eu te explico. Essas informações são com a secretaria de saúde. O valor do exame depende da região diagnosticada.

 

No outro dia, fui visitar a Secretaria de Saúde em busca do Secretário para que nos respondesse essas questões. Logo na entrada, a Secretária, muito educada por sinal, me informou que o Secretário não se encontrava, mas que eu poderia falar com o mestre Damião que é o Diretor de Saúde da Secretaria...

 

Pode ser com o Damião sim. E na hora fiquei imaginando que estava tudo muito fácil, afinal, o Damião joga bola com a gente todas as quartas e sábados na AABB e através dele seria fácil fazer esse itinerário, muito parecido com a peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela” – e assim chegar ao “santo tomógrafo”, fotografá-lo e dar-lhe um sonoro “puxão de orelha”, por essa preguiça toda, não querendo trabalhar, mesmo sabendo que existem centenas de pessoas na fila precisando dos seus préstimos.

 

Damião me atendeu com um belo sorriso no rosto e a cordialidade que é peculiar nos grandes atletas, como o Neymar, Cristiano Ronaldo, entre outros...

 

“Diga-me aí mestre – o que precisas?”, foi logo me dizendo.

 

Estou fazendo uma matéria sobre o tomógrafo e precisaria de uns dados que você pode me fornecer, repassando as perguntas acima que havia feito ao Luciano e acrescentando que gostaria de fazer uma foto do aparelho e se ele pudesse me acompanhar até o local onde ele se encontra...

 

- Damião: “Essas informações eu tenho elas aqui, mas como existe um protocolo interno na Secretaria, qualquer dado eu só posso repassar com a autorização do Secretário – e ele não se encontra – mas já anotei, tenho uma reunião logo mais na Prefeitura onde ele também vai estar presente e ainda hoje à tarde eu te passo...”, me informou.

 

- Jornal: “Poderíamos fazer uma foto dele agora, então... Pode ser?”

 

- Damião: “Infelizmente não, por que também dependo da autorização do chefe par mexer com essas coisas...”.

 

- Jornal: Combinado, então – fico no aguardo...

 

Passou-se três dias e as informações não vieram. No dia 18 de junho, protocolei um ofício, solicitando por escrito...

No ofício, me veio à informação de que o tomógrafo se encontrava guardado na antiga sala da APROSMI, hoje funcionando como Central de Transporte da Prefeitura Municipal.

 

De posse da informação por escrito, novamente me dirigi ao Diretor de Saúde, dizendo a ele que iria até o local fazer uma foto – “infelizmente não vai dar, você não colocou na solicitação que você fez que queria fazer uma foto do aparelho. É o protocolo. Tem que ser tudo por escrito. Vai ter que protocolar um novo requerimento. Infelizmente não posso fazer nada. É o protocolo”, me informou Damião.

 

Então tá me despedi e desci até o local, onde dizem que o tomógrafo se encontrava. Entrei e conversei com vários funcionários. E todos surpresos me repetiram em coro: TOMÓGRAFO? Nunca vimos isso por aqui... Fale com o pessoal da sala ao lado...

 

No primeiro momento, a reação do pessoal ao lado foi a mesma, até que uma senhora sentada no sofá, me disse. “Informaram-me que ele está nessa sala ao lado”.

“Opa... Ainda bem que encontrei esse danado... Podes abrir para que eu possa fazer uma foto?”, perguntei...

 

“Infelizmente não por que a chave não está aqui e você vai ter que voltar a Secretaria e ver com quem é que está a chave...”

É mole... Não deixe de acompanhar essa história e os capítulos a seguir...

 

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Bassani
Banner emprego
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner Einstein