banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
BNCC - REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANA LIVRO DIDÁTICO
  Data/Hora: 24.ago.2019 - 4h 29 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Darcy Costa Pinto, via redes sociais...

 

"- A escolha desse ano vem com uma novidade: a SEED optou por escolher um material único para toda a rede estadual de ensino. Dessa forma, os livros didáticos com maior número de indicações por parte dos professores serão utilizados em todas as instituições de ensino da rede em 2020."

 

Infelizmente essa proposta é prejudicial ao processo ensino aprendizagem. Uma única fonte de informação? Por acaso as escolas particulares utilizam apenas um livro didático, todas? Ou O Positivo com suas apostilas, o Bom Jesus com seus livros, o São José, com outros... Retrocesso? Falta de conhecimento ou a educação está sendo negociada? Transferências são mínimas dentro de uma escola. Mesmo aqui na fronteira, estão dentro da normalidade de alguns casos esporádicos. Uhm???

 

- Escolhemos diversos livros, diversas editoras, diversas ideias e um consenso: a pluralidade de escolha está diretamente ligada a pluralidade de pensamento filosófico, didático pedagógico e das diferentes realidades que se fazem presentes nas cidades, nas comunidades e no entorno do Paraná. Algumas propostas que se parecem alvissareiras, no entanto, deixam transparecer nas entrelinhas, o que não queremos na EDUCAÇÃO: MECANIZAÇÃO da prática pedagógica, engessamento do saber, controle exacerbado da prática, além de aspectos duvidosos da qualidade do plano e das diretrizes: professores não participaram da elaboração do plano, mas apenas opinaram sobre um projeto pronto, desmando, falta de dialogo na construção das práticas.

 

2 O ESTADO todo comprando da mesma Editora? Qual será? Eu não escrevi uma linha da BNCC e nem das Diretrizes...apenas recebemos o pacote para formatar. Vai babar a licitação.
É mais saudável vários livros. Não procede que haveria prejuízo ao aluno. Em número de transferências é insignificante a troca. Conteúdos? Ai a grande sacada, o conteúdo é apenas o veículo, as competências poderão estar em quaisquer outros. Aliás, cada Escola tem seu projeto politico pedagógico adequado as suas realidades. E aí? QUERO TODOS OS LIVROS. TODOS. TODAS EDITORAS. Todos os produtores da Educação agradecem.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Einstein
Bassani