banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Sobre o encontro de ‘si mesmo’
  Data/Hora: 17.set.2019 - 8h 29 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Camyle Hart, via redes sociais...


Jung dizia que há um momento da vida, lá pelo meio do caminho, em que sentimos grande angústia, algo nos tira o sossego. Quando já construímos nossas relações interpessoais, as estruturas ao redor e voltamos para o nosso mundo interior em busca de um resgate do que foi abandonado e ficou às margens em prol das realizações do Ego. 


É o início do processo de individuação. Quando temos a necessidade de saber quem somos, qual a nossa finalidade, a nossa essência, o que verdadeiramente nos representa e nos faz estarmos em paz, em harmonia e sintonia com o todo. É o início da busca do ‘si mesmo’. É a queda das máscaras.
Deste momento em diante nossas almas passam a gritar por nós mesmos. Olhamos no espelho e queremos ver a nossa verdadeira face. É aí que nos tornamos indivíduos e nos separamos, enquanto ser, dos demais à nossa volta. Não é um isolamento, mas a busca do entendimento do que nos faz sermos unos. O que vemos deve ser o que nos representa. Falsas imagens passam a pesar em nossas costas e se manifestam em forma de doenças físicas e mentais. 


Khalil Gibran retrata perfeitamente este momento através de um lindo conto:
Perguntais-me como me tornei louco. Aconteceu assim: Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas – e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!”
Homens e mulheres riram e alguns correram para casa, com medo de mim.


E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou: “É um louco!” Olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou pela primeira vez minha face nua. Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras. E, como num transe, gritei: “Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!”


Assim me tornei louco. E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner emprego
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018