banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Contrariando a intel das ONG
  Data/Hora: 17.set.2019 - 14h 57 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar
Vemos nos filmes de Hollywood os militares utilizarem o acrônimo “intel” para designar seus departamentos de inteligência e as informações que eles produzem, em geral para suas ações militares. A intel provém de espionagem, estudos, equipamentos de vigilância, etc.
 
 
O governo federal tem muitos militares, ou como classificou o ex-diretor do INPE: da mesma forma que o PT aparelhou o Estado com seus militantes, o presidente Bolsonaro aparelha com seus militares, como na pasta da Ciência e Tecnologia.
 
 
Com tantos assessores militares do alto escalão, seria de esperar que cada “intel” que o presidente utiliza para expressar suas teorias de conspiração correspondesse com alguma verdade e jamais com blefe ou “fake news”.
 
 
Ao acusar o cientista Ricardo Galvão a mando de alguma ONG internacional, esperava-se alguma prova ou evidência. O mesmo, quando acusou os cientistas do INPE de estar a serviço de interesses escusos. Ou ainda, quando acusa os integrantes das ONG ambientais de atearem fogo na floresta que eles defendem com risco à própria vida. A pior “intel” foi desconhecer que o INPE é a instituição que mais entende de desmatamento no mundo.
 
 
A Folha de São Paulo fez um levantamento junto ao Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, e constatou que das 820.455 ONG no país, apenas 8% delas estão na região Norte e 12,9% na chamada Amazônia Legal, que inclui o Maranhão e o Mato Grosso. No Nordeste, são 205.182 organizações. Ou seja, mais que o dobro de ONG atuam no nordeste brasileiro. Eita inteligência militar...
 
 
E a maioria das ONG nada tem a ver com o meio-ambiente. Eita inteligência militar... É muito claro que precisamos das ONG ambientais que, ao contrário das péssimas “intel”, tem muita gente no mundo que ama o Brasil, ama a Floresta, tem grande conhecimento e dedicam suas vidas à esta Pátria ingrata.
 
 
Aos mal informados vai uma intel importante e real: a agricultura do Brasil precisa da Floresta Amazônica e dos seus rios aéreos e também da ajuda financeira dos cidadãos do mundo que queiram doar, pois nosso Estado está falido. Para confirmar, o Fundo da Amazônia é o exemplo mais bem- sucedido e já arrecadou R$ 1,8 bilhão para projetos no bioma, doado em sua maioria por Alemanha e Noruega. Dispensar esse recurso por capricho é estupidez!
 
 
O pesquisador Carlos Nobre -aposentado que não para de trabalhar pelo país, ao contrário dos muitos militares que se aposentaram (ou reformaram) e agora gera intel inútil- afirma que a riqueza é a biodiversidade e cita o açaí que precisou ir ao Vale do Silício da Califórnia para virar quarenta produtos, uma vergonha para nossos empreendedores.
 
 
A região amazônica necessita de muitos recursos e de uma política forte que estimule e envolva muitas ONG, como a Projeto Saúde e Alegria que criou o projeto de barco-hospital para atender as comunidades mais remotas da Amazônia. E não se pode esquecer de fortalecer as pesquisas feitas por órgãos como o INPA, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia que desde 1952 vem acumulando conhecimento da Floresta.
 
 
Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Bassani
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner violência se limite