banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Tecpar e Senai vão impulsionar negócios inovadores no Estado
  Data/Hora: 21.set.2019 - 4h 4 - Categoria: Geral  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O acordo de cooperação técnico-científico foi assinado nesta sexta-feira (20), em Curitiba, durante evento em comemoração aos 30 anos da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec).

 
Uma parceria firmada entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Serviço de Aprendizagem Nacional (Senai-PR) vai impulsionar a criação e o desenvolvimento de negócios inovadores no Estado. O acordo de cooperação técnico-científico foi assinado nesta sexta-feira (20), em Curitiba, pelo diretor-presidente do instituto, Jorge Callado, e pelo diretor regional do Senai, José Antônio Fares, durante evento em comemoração aos 30 anos da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec).
 
“O Tecpar está ampliando sua contribuição para melhorar o ambiente de negócios e a geração de empregos no Paraná”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar. “Estamos trabalhando em consonância com a orientação do governador, que estabeleceu uma agenda permanente para apoiar a criação e o desenvolvimento de novas empresas”, acrescentou.
 
Para ele, o acordo representa uma soma de forças, com o objetivo de fortalecer o empresariado paranaense e fomentar novos negócios. “De um lado está o Tecpar, voltado para a realização de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação; e do outro, o Senai-PR, que atua no desenvolvimento científico e tecnológico das indústrias e negócios inovadores”, disse.
 
O diretor regional do Senai, José Antônio Fares, ressaltou que a parceria tem o propósito de criar uma sinergia entre duas instituições que trabalham fortemente na inovação tecnológica, para que sejam desenvolvidas ferramentas inteligentes que sejam aplicáveis ao mercado. “A união do Tecpar com o Senai tem muita força de conhecimento e de experiência acumulada. Certamente isto será muito útil para fazer a inovação e aplicá-la de maneira adequada para as indústrias e a sociedade”, afirmou Fares.
 
TERMO - O acordo prevê a atuação conjunta para promover a criação e o desenvolvimento de negócios inovadores no Paraná. A medida busca trazer mais eficiência na aplicação dos recursos destinados ao apoio e ao desenvolvimento dos negócios incubados e acelerados.
 
As instituições se comprometem a compartilhar infraestrutura física e tecnológica, oferecendo condições para o desenvolvimento dos negócios das empresas incubadas do Tecpar e aceleradas do Senai. São ações como capacitação, transferência de conhecimento e prestação de serviços, sensibilização, prospecção, qualificação, assessoria e consultoria a empreendedores.
 
Segundo o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Silva Junior, está prevista a possibilidade de co-incubação, situação em que as empresas poderão ser acompanhadas pelas duas instituições, paralelamente.
 
“Uma empresa incubada pelo Tecpar, por exemplo, poderá fazer parte do programa de aceleração do Senai, utilizando o processo seletivo já efetuado na Intec. O mesmo vale para as empresas aceleradas pelo Senai. Deste modo, elas terão à sua disposição o que cada instituição pode oferecer de melhor para o avanço de seus negócios”, explicou.
 
ANIVERSÁRIO – A comemoração aos 30 anos da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) foi no auditório do Instituto e contou com a presença de empresas já graduadas no processo de incubação e de empresas incubadas atualmente.
 
A Pase Hidrometria, localizada em Curitiba, é uma das empresas que usou a infraestrutura da Intec e hoje faz parte da taxa de sucesso da incubadora. Em 2009, Ricardo Spancerski, diretor da empresa, criou uma tecnologia nova na área de medição de poços profundos, desenvolvida com o apoio da Intec. Hoje está há dez anos no mercado e atende grandes empresas todo o país.
 
“Não tínhamos o conhecimento necessário para desenvolver os processos de rastreabilidade e aferição de instrumentos. Recebemos todo o apoio em estrutura e laboratórios e contamos com o conhecimento da equipe de metrologia do Tecpar”, disse o empresário. “O respaldo institucional do Tecpar nos ajudou a conquistar clientes, fornecedores e parceiros. Se é uma empresa que está com o Tecpar, é mais valorizada”, destacou.
 
INTEC - Criada em 1989 para estimular a criação e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história, já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores.
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner emprego
Banner violência se limite
Bassani
Banner pedrão 2018