Banner dengue itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
15 de Outubro, Dia do Professor é comemorado com os 60 Anos do Colégio Nestor...
  Data/Hora: 16.out.2019 - 12h 41 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Ao vermos a alegria que marcou esse encontro onde todos os Diretores que fazem parte da história do Colégio Nestor foram homenageados com uma Galeria de Fotos é que percebemos que está certíssimo quem disse que, “a felicidade aparece sem aviso e às vezes nos visita nos dias mais inesperados”, como o dia de ontem, onde a “chuva se fez presente depois de mais de 100 dias sem essa intensidade, para levar embora tudo àquilo que faz mal, principalmente ao setor educacional...”.

 

Antes de entrar no espírito desta comemoração, propriamente dita, se fazem necessário algumas perguntas nessa introdução: Quantos anos tem São Miguel do Iguaçu? A sua fundação foi em 28 de novembro de 1961. Ou seja, se não estou sendo traído pela memória, 58 Anos...

 

E o Colégio Nestor, está comemorando 60 Anos... Ou seja, o Colégio Nestor Victor dos Santos é o embrião educacional da cidade – e levando-se em conta que o grande objetivo da Educação é a busca da evolução ética, moral, intelectual e espiritual dos seres humanos na sua essência, é uma história que tem que ser reverenciada, amada, protegida e exaltada – como foi feito com essa homenagem...

 

Parabéns a todos que deixaram o conforto dos seus lares e se fizeram presente para testemunhar esse ato de valorização e respeito à Educação, no dia Consagrado ao Professor...

 

Voltando ao evento, como mestre de cerimônia o professor de filosofia, Ari Luiz Jarczewski, vereador e vice-presidente do Legislativo Municipal, lembrou com conhecimento de causa por ser ex-aluno e ex-diretor do Colégio, que nesses 60 anos de existência, “o Colégio serviu e serve a comunidade na formação de cidadãos críticos, autônomos, criativos e humanos – promovendo a participação com condições de igualdade a todos os que dela façam parte...”.

 

O Pastor Anderson, também ex-aluno da instituição, fez uma breve reflexão sobre a importância e a valorização que devemos dar aos nossos Professores, citando como um dos exemplos a ser seguido, o próprio Mestre dos mestres, Jesus Cristo. Aliás, muito bem lembrado, apesar de se passarem mais de 2000 anos que ele esteve nos visitando, a impressão que temos é que estamos vivendo e revivendo aquela época.

 

No momento em que Anderson falava da passagem bíblica onde Jesus acalma os seus discípulos que estavam desesperados diante da tempestade, me lembrei do primeiro encontro Dele com os Fariseus e Escribas na Sinagoga, quando se sentiu suficientemente preparado para sair a ensinar e curar, para agradar a sua Mãe e falar para a congregação.

 

Essa passagem nos mostra que o Professor, na sua essência, tem muito de Padre ou Pastor, tendo em vista que no seu trabalho diário em sala de aula, muitas vezes ele tem que superar o seu próprio ego e deixar de lado as suas próprias necessidades e sinceramente compreender o que passa ao seu entorno, envolvendo a comunidade escolar como um todo...

 

Aliás, esse é um assunto que deve ser estudado e aprofundado por todos os setores. Caso contrário vamos continuar fechando escolas e se preocupando em construir mais e mais Casas de Custódias, não só aqui, mas ali e acolá...

 

A Chefe do Núcleo, professora Silvana Garcia André, lembrou que “60 anos se passaram – quantas páginas, quantos livros poderiam ser escritos contando a história desta instituição”,  parabenizando esta comemoração e a maneira com que se busca valorizar e fortalecer a Educação, com eventos assim.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretária Municipal de Educação, Andreia Marcelino Diedrich, ex-aluna do Colégio, lembrou “que o Nestor foi e está sendo muito bem cuidado”, parabenizando a todos que fizeram e fazem parte desta história maravilhosa que está interligada com a própria história de São Miguel do Iguaçu.

 

Falando em nome de todos os ex-diretores, a professora Marildi Lellis Peron Fagion, lembrou que “fomos muito felizes por ter tido o privilégio de fazer parte desta história”, parabenizando a atual direção pela feliz ideia desta homenagem de 60 anos, deste conceituado colégio.

 

Lembrou fatos da época em que foram criados e executados muitos projetos que fazem parte desta instituição. “Tivemos a sorte de contarmos com uma excelente equipe, pois sozinhos não teríamos conseguido estar aqui...”

 

“Lembro-me que na época os instrumentos para realizar o trabalho diário, as estatísticas escolares, prestações de contas da Fundepar, livros de chamada, trabalhos pedagógicos, provas eram feitas a mão, máquina de datilografia, mimeógrafos a álcool, a tinta e tantos outros. Hoje com a evolução tecnológica está tudo bem mais avançado...”

 

“Choramos, rimos, discutimos, discordamos algumas vezes, mas sempre unidos no mesmo ideal: Trabalhar com amor, dedicação, responsabilidade, em busca de uma educação de qualidade”, para em seguida desejar a Diretora Ilse e toda a sua equipe muito sucesso na continuidade desta linha história – “que um dia você tenha a oportunidade de ser homenageada assim como está nos proporcionando esta homenagem hoje”, ressaltando que “a educação é arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”.

 

A Diretora Ilse, por sua vez, visivelmente emocionada, olhando e nominando cada uma das pessoas que fazem parte da sua equipe de trabalho, ex-diretores, convidados e colaboradores  agradeceu a todos de forma simples e didática. “Diante de tudo o que já falaram aqui, diante das lindas apresentações dos nossos alunos que contaram a nossa história com arte e poesia – eu só tenho mesmo é que agradecer a Deus por esse momento lindo da nossa história e a vocês que nos presentearam com suas presenças”, pontificou.

 

Vários outros oradores fizeram uso da palavra, ressaltando a importância do Professor e as dificuldades que envolvem o dia a dia de uma comunidade escolar – demonstrando que mesmo assim, o Colégio vem evoluindo e melhorando em todos os aspectos, inclusive nas suas instalações. Entre eles, a presidente da APMF, Jucea Mirte Brandenburg Massocato; Suzana Paula Rodrigues dos Santos, representante do Conselho Escolar;

 

A Diretora Ilse Maria Viola, recebendo Flores das mãos dos ex-diretores, Tereza Verona Turri, Maria Helena Barth e Marildi Lellis Peron Fargion

Ilse Maria Viola ao lado dos ex-Diretores, descerrando a fita da Galeria de Fotos: Dimas Lemos Raycik (1959); Thereza Verona Turri (1962 – 1968); Carmelina Ribeiro (1969 – 1971); Onira Maria Borges (1972-1973); Marilene Lumertz Borges (1974 - 1975); Tereza Conceição Ranieri Dantas (1976 – 1978); Lourdes Fuzinatto Franzon (1979 - 1981); Franco Sereni (1982 – 1984); Luiz Antônio Fantussi (1985); Maria Anita Verona Marcon (1986 – 1 987); Marli Francisca Peron (1988); Volnei Luiz Canever 1989, 1998 – 2000); Marildi Lellis Peron Fagion (1980 – 1995); Maria Helena Barth (1996 – 1997); Rosane Meneghetti Kampmam (2001 – 2005); Ari Luiz Jarzewski (2006 – 2008); Lucy Terezinha Turri Fontanella (2009 – 2011); Elizabete Terezinha Queiroz Schemmer (2012 – 2015); Ilse Maria Viola (2016 – 2019) e a Diretora Auxiliar: Elizandra Felisberto Macedo...

 

Chefe do Núcleo, Silvana Garcia André; Secretária de Educação, Andreia Marcelino Diedrich; Representante do Deputado Soldado Fruet, Robson Leandro Nequel; Pastor Anderson Barbiero; Professor colaborador, Agenor Peron Dorigon; Documentadora Escolar, Lisete Burzke Bonassa; Representante de Agente I: Mareia Tereza Zanelatto Ferreira e Lucia Correia de Lima; Representante de Agente II, Maria Gozangela Silva Moretti; Representante de Pedagogia, Marta Rosiles Bosio Maggi; Representante de Professor, Leandro Bassotto, Presidente da APMF, Jucea Mirte Brandenburg Massocatto; Representante do Grêmio Estudantil, Raissa Maria dos Santos Cordeiro; Ex-aluna, Graziela Bortolin de Moraes; Ex-aluno, Vanderlei Bolgenhagen. 

Agradecimentos aos Diretores - Emerson Adriano do CEEBJA e Rejane Crhist, Diretora do Parigot, na foto acima ao lado da Professora Claudete Cassol Schons

 

Um dos pontos altos do evento foi o momento cultural, onde alunos do Colégio declamaram poesias resgatando um pouco da história da instituição.

 

Heloisa Oreste e Gisely de Melo dos Santos do 6º ano A, com a poesia Nestor 60 Anos, de autoria própria;

 

Gabriel Duarte Silveira do 1º ano B e Luiza Freitas Lemke do 6º B apresentaram o teatro, que é bom que se diga de forma criativa e produtiva – Um pouco da História do Colégio Estadual Nestor – onde toda a narrativa se desenvolve com o pai apresenta o Colégio para a sua filha – dizendo que “essa é a escola onde gostaria que todos os seus filhos estudassem”;

 

Miriã Ester dos Santos do 6º ano B, também homenageou a instituição com a poesia de autoria própria – Nestor 60 Anos;

 

Bruno Specht Silva do 1º ano A, para homenagear o Dia do Professor, roubou a cena com a Poesia, Pé no Chão, lembrando que “é preciso ter os pés no chão para viajar nas asas da imaginação”.

 

Para finalizar, Diennifer Caroline Leite Nascimento, aluna do 1º ano A cantou a música Aleluia,

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos aos colaboradores e patrocinadores do evento – Professor Agenor Peron Dorigon, Edna e Arlei Costa, Edio Marcon, Dalex e Compae Moveis, Seguragro, Laboratório São Camilo, Papelaria Vip, Banco do Brasil, Graziela Bortolin de Moraes, Vanderlei Bolgenhagen, Alex Dallarosa e Dede Pizzaria.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Einstein
Bassani