banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Com casa cheia, lançamento de
  Data/Hora: 16.out.2019 - 16h 26 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

      Foi com casa lotada, no Restaurante Empório com Arte, que o escritor, o  coronel  Ricardo Bezerra, recebeu militares e civis para o lançamento de

seu  livro  “Missão  Haiti  -  7  Lições  de  Liderança”,  na  noite  dessa terça-feira (15).

 

Da Assessoria 0 Fotos: Nilton Rolin e Rubens Fraulini - Na  obra,  o  autor  –  que  comandou  850  militares do 23º Batalhão Brasileiro  de  Força  de  Paz  (Brabat)  da  Missão das Nações Unidas para Estabilização  no  Haiti  (Minustah)  –, conta um pouco da sua experiência. Atualmente,  ele  é assessor do diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

 

Entre   convidados   ilustres,  um  encontro  inusitado.  O  haitiano Robertson  Mezembe  foi prestigiar a noite de autógrafos do autor que conta de  forma  inédita  o trabalho de paz do Brasil no país caribenho. “Foi uma emoção  imensa saber que alguém fala sobre a minha terra. Estou muito feliz em  participar  dessa festa”, disse o haitiano. Robertson está no Brasil há quatro  anos,  dois  deles em Foz. Casado com uma baiana, ele trabalha como vendedor ambulante.

 

No  lançamento, também estiveram presentes vários colegas e amigos de Itaipu.  Toda  a Diretoria esteve representada. Silva e Luna foi um dos que fez questão de prestigiar seu chefe de gabinete.

 

Foz,  onde  o  coronel vive atualmente, é a terceira cidade escolhida por Ricardo para lançar o livro. A próxima parada é João Pessoa, onde moram os pais do autor. A obra já foi anteriormente lançada em Brasília (DF) e em Sapucaia do Sul (RS). Em ambos os lugares, o evento teve casa cheia.

 

Coragem, bom senso e amor ao próximo   “Missão  Haiti  -  7  Lições  de Liderança" mostra em 256 páginas, de forma inédita, como foi o trabalho de paz das Forças Armadas brasileiras no país  caribenho.  O  livro aborda o sofrimento do povo haitiano, a ação dos brasileiros  e  as  decisões  que um comandante precisa tomar para manter a tropa unida e focada.

 

O  relato  vai  desde  a preparação inicial para assumir o comando da tropa  de paz, antes de embarcar, até a conquista dos resultados positivos.

 

As  sete  lições  embutem  dezenas  de  outros  ensinamentos,  com  algumas histórias  das  tropas brasileiras num ambiente em que coragem, bom senso e amor ao próximo eram essenciais.

 

O   livro   é  repleto  de  personagens  fascinantes  que  viveram  a experiência  de  servir  num país praticamente destroçado, onde ainda falta tudo por fazer.

 

Ele  também  apresenta  os segredos do sucesso da missão, pautados em exercícios de autocontrole, de autogestão, além de aprendizados em diversos ambientes e situações hostis.

 

 Arte de liderar

A  partir  de  sua  experiência, coronel Ricardo detalha as lições de forma fácil de compreender. A cada lição, o livro traz exemplos práticos da experiência de sete meses no Haiti. Uma é básica: o líder não nasce pronto.

 

A  liderança  é  resultado de aprendizagem, de preparo, de autocrítica. Ele também nos ensina que liderar está longe de ser tarefa fácil.

 

“Muitas vezes, é preciso ir contra o que quer a maioria. Às vezes, dá certo;  outras, não. Mas, eis outra lição: um líder também erra. Reconhecer o  erro e consertá-lo da forma certa também são segredos da boa liderança”, revela Ricardo.

 

Segundo  o autor, lançar o livro na cidade onde vive e trabalha agora é um grande privilégio. “Há pouco mais de sete meses na cidade, já me sinto um  iguaçuense.  Fui  muito  bem acolhido aqui e estou realmente em casa em Foz, onde fiz inúmeros amigos e pretendo ficar por muito tempo.”

 

O  livro  pode  ser encontrado nas principais livrarias físicas e nos grandes  sites  de  venda  da internet, como Amazon, Submarino, Americanas, Livraria Travessa, entre outros.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Bassani
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner violência se limite