banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Elas lotaram o auditório do HMD e foram contempladas com uma aula de CONHECIMENTO MOTIVACIONAL, duas Palestras Alusivas ao Outubro Rosa...
  Data/Hora: 23.out.2019 - 9h 47 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Fotos: Dalzoto - Cerca de 300 mulheres lotaram o auditório do Hospital Madre de Dio, ontem (22) para assistir duas palestras, proferidas pelo Dr. Thiago Jung Mendaçolli (Cirurgia Plástica) e pela psicóloga Simone Muller, em evento promovido pela Vereadora Flávia Dartora alusivo ao Outubro Rosa.

 

Já na abertura, o público foi recepcionado com a música “A Lista” de Osvaldo Montenegro, coreografada pelos alunos do Municipal de Danças, ressaltando a importância da AMIZADE, a importância de SONHAR:

 

Faça uma lista de grandes amigos / Quem você mais via há dez anos atrás / Quantos você ainda vê todo dia / Quantos você já não encontra mais...  - Faça uma lista dos sonhos que tinha / Quantos você desistiu de sonhar! / Quantos amores jurados pra sempre / Quantos você conseguiu preservar”.

 

Ao saudar os presentes, a Vereadora Flávia Dartora disse que estava muito feliz em ver a casa lotada para receber informações e reflexões sobre o Outubro Rosa. “Acredito que as informações que vocês irão receber hoje aqui servirão como base de reflexão para o ano inteiro”, disse ela, agradecendo em seguida o apoio do SICOOB e do Hospital Madre de Dio, para que esse evento se tornasse realidade.

 

Antes das palestras propriamente ditas, Mônica Beatriz, moradora de São Miguel do Iguaçu, subiu ao palco e contou a sua história de vida, relembrando com muita emoção o que foram os seus dois últimos anos após ser diagnosticada com câncer, tendo que fazer inclusive, transplante de medula óssea.  

 

Uma história comovente de superação e amor pela vida, que levou boa parte do público presente às lágrimas. Mônica lembrou a importância da prevenção – “se você se cuidar, se você se amar, você vai conseguir superar qualquer obstáculo”, disse ela, ressaltando a importância da Família e dos amigos – “cada palavra de carinho, cada gesto de amor que eu recebi nesse período foram fundamentais para que eu pudesse continuar vivendo – se amem, se cuidem, se importem com você”, pontificou.

 

O Dr. Thiago fez uma palestra didática, ressaltando o que acontece por detrás dos bastidores envolvendo todos os procedimentos que são feitos quando se descobre um câncer de mama, potencializando com imagens e gráficos.

 

Nessa apresentação mostrou toda a evolução nessa área, onde tudo é feito de maneira planejada e muito bem orientada por especialistas cujo objetivo é minimizar os efeitos desta doença que registra cerca de 60 mil novos casos por ano.

 

Lembrou os fatores de risco como a obesidade, o sedentarismo, as bebidas alcóolicas em excesso e até mesmo a hereditariedade. “Uma alimentação sadia e atividades físicas pelo menos cinco dias por semana é fundamental para a prevenção”, reiterou.

 

Segundo ele, 29% dos cânceres diagnosticados no mundo são de câncer de mama – “daí a importância do diagnóstico precoce, a importância do autoexame”, ressaltando que quando isso é feito logo no início – “cerca de 90% dos casos são perfeitamente curáveis em 100”.   

 

A palestrante Simone Muller, lembrou que estava ali não para falar de doença – mas sim da força mental que existe dentro de todos nós e que muitas vezes a relegamos e não damos a devida importância do que ela representa para as nossas vidas. De maneira simples, com perfeita dicção e demonstrando domínio total sobre o tema abordado, sua palestra foi absorvida pelo público presente como alguém que está caminhando na estrada da vida com muita sede e de repente encontra um oásis com muito verde é água pura para matar a sede e refazer as energias.   

 

Iniciou citando o livro “Ame a realidade”, que conta a inspiradora história de vida de Byron Katie, onde ela descreve com riqueza de detalhes uma maneira de identificar e questionar os pensamentos que causam todo o sofrimento no mundo.

 

“Essa é uma maneira de encontrar paz com você mesmo – Byron Katie se tornou severamente depressiva aos trinta e poucos anos. Por um período superior a dez anos sua depressão só piorou e por quase dois anos praticamente não saiu da sua cama, pensando obsessivamente em suicídio. Então, numa manhã, ela teve uma experiência que mudou totalmente a sua vida. Katie percebeu que quando ela acreditava que alguma coisa tinha que ser diferente do que era na realidade (meu marido devia me amar mais, meus filhos deviam me apreciar mais) ela sofria, e que quando ela não acreditava nesses pensamentos, ela sentia-se em paz. Ela se deu conta de que o que causava o seu sofrimento e depressão não era o mundo ao seu redor, mas o que ela acreditava sobre o mundo ao seu redor”, lembrou Simone.

 

“Num momento de insight Katie viu que nossas tentativas de encontrar felicidade estavam na contramão—ao invés de inutilmente tentar mudar o mundo para adequá-lo aos nossos pensamentos de como ―deveriam‖ ser as coisas, podemos questionar esses pensamentos e, enxergando a realidade como ela é, experimentar total liberdade e alegria”, salientou.

 

“Katie desenvolveu um método de questionamento simples, mas extremamente eficaz que transformou a sua vida. Deixou de ser uma mulher deprimida, com ideias suicidas e sem nenhuma esperança para se tornar numa pessoa cheia de amor por tudo o que a vida lhe proporciona”.

 

Com a apresentação de vídeos motivacionais, inspiradores como de Leandro Karnal e outros, Simone reiterou a importância de mantermos um olhar mais apurado sobre ressignificação – um olhar mais apurado que nos possibilita ganhar novos sentidos e possibilidades sobre aquilo que já existe dentro de nós – “a valorização das pequenas coisas – não viva a realidade do outro”. 

 

A Vereadora Flávia Dartora com Thiago, Simone e Mônica...

 

O público que lotou o auditório...

 

Alunos do Municipal Espaço de Danças...

As Meninas do Colégio Parigot, fechando o evento com muita beleza e alegria...

 

O pessoal da retaguarda que na hora da organização fazem toda a diferença...

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Bassani
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante