Banner Primeiro Conart

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Dia 13 de Novembro, “Dia Mundial da Gentileza”
  Data/Hora: 11.nov.2019 - 17h 42 - Colunista: Inácio Dantas  
 
 
clique para ampliar

Brutalidade e gentileza são antíteses da vida: esta é lâmpada do bem, aquela, trevas do mal. Reflita e viva sempre na claridade! (Inácio Dantas)

 

1.Educação, cordialidade, respeito: pilares fortes da ponte do bom relacionamento.

 

Como filosofia de vida para erguer pilares fortes da ponte do bom relacionamento, tanto no ambiente de trabalho quanto no meio social, onde todos os dias você convive com amigos, colegas, superiores e subalternos, seja educado, cordial, respeitoso. Faça da educação os vergalhões, da cordialidade as britas, do respeito o cimento: esse é um concreto de fácil mistura, de resistência rígida e inquebrável. Conscientize-se que é por essa ponte que você, e os outros, transitarão em ida e vinda. Que seja, então, um transitar calmo, sossegado, em paz.

 

E mais. É saudável, e faz parte da relação interpovos, dar bons exemplos de cordialidade, amistosidade e respeito. Exemplos:

-Se quer um ambiente de paz recolha as armas e hasteie a bandeira da tolerância e da compreensão;

 

-Se quer a boca dos outros educada, comece educando a sua;

 

-se quer que sorriam para você, sorria para os outros;

 

-se quer u´a mão para erguê-lo ao cair, estenda sua mão e erga alguém caído;

 

-se quer que o tratem com cordialidade e respeito, seja cordial e respeitoso;

 

-se pretende ajuda ao necessitar, não negue ajuda ao necessitado.

 

Educação, cordialidade e respeito é a ponte que interliga os povos, por séculos e séculos, obra que resiste à ação das forças terrenas e das intempéries – e, entre os pares, afasta-os do mal olhar, do mal ouvir e do malversar.

 

>> 

2.Perdão: pratique esse gesto. Ele reata o amor e o entendimento entre as pessoas.

 

Como é feliz o momento em que dizemos a alguém “eu o perdoo” ou então ouvimos alguém nos dizer “você está perdoado”! As palavras se cristalizam, há uma aura benfazeja, a amizade se reata, o dia fica mais feliz, É um momento inesquecível! É como se o peso da amargura fosse retirado dos ombros, transmitindo leveza, amor e paz ao corpo.

 

Todos nós, indistintamente, temos o hábito de pensar que sempre os outros erram conosco; nós, ao contrário, somos incapazes de errar contra alguém... E com esse pensamento quanto erramos!

 

Não há ninguém perfeito por mais virtudes que tenha, e ninguém imperfeito sem virtudes nenhuma. Há pessoas bem-intencionadas, capazes, mas não imunes ao erro. Errar é um defectivo, falha genética da constituição humana. Pode ocorrer de repente e nos arrebatar - e através do gesto do perdão nos redimirmos.

 

O perdão é um ato de fé, um ensinamento bíblico exclusivo dos corações virtuosos que sabem que perdoar despolui o sangue, clareia a mente, apascenta o coração, repurifica a alma. Quando erram com você, e você perdoa, abrem-se as portas da convivência amistosa, reata-se o entendimento, recolore-se a pele imarcescível do amor. Perdoar é uma troca, um dar e receber que tem o incrível condão da reconciliação.

 

Se, e quando necessário, perdoe. Abra a válvula do entendimento e deixe escorrer o precioso líquido da tranquilidade interior. Perdoar esmaga os vermes da mágoa, do rancor. O perdão é, de Deus, medicamento divino para a felicidade do corpo e da alma humana!

 

Inácio Dantas

Do livro “Semeando dias Felizes” – www.agbooks.com.br

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Graciliano Ramos
Banner Notre Dame
Otica PetriU
Banner Lei Lucas
Banner Einstein
Banner laranja
Banner pedrão 2018
campanha contra a dengue
Banner Psicologia
Banner conar