banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ponte da Integração avança e estudo inicial para a outra ligação financiada por Itaipu é aprovado
  Data/Hora: 20.nov.2019 - 18h 15 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A aprovação ocorreu nesta quarta-feira (20), durante a segunda reunião da Comissão Mista Brasil-Paraguai, que trata sobre o tema.

 

Da Assessoria - Foto: Ever Portilho - Foi dado o sinal verde ao estudo inicial que servirá de base para a licitação de contratação de uma consultoria dos projetos da ponte entre os municípios de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai. Se tudo ocorrer dentro dos prazos previstos, a licitação para esse fim será lançada já em dezembro.

 

O aval foi dado nesta quarta-feira (20), durante a segunda reunião da Comissão Mista Brasil-Paraguai, que trata sobre o tema. A aprovação ocorre em meio aos avanços das obras da Ponte da Integração Brasil- Paraguai, entre Foz do Iguaçu, no Paraná, e Presidente Franco, no país vizinho, iniciadas em agosto.

 

As duas pontes são financiadas com recursos da usina de Itaipu. A ligação de Foz está sendo bancada pela margem esquerda (brasileira), enquanto a do MS é financiada pela margem direita (paraguaia).

 

A reunião binacional na usina de Itaipu, em Hernandarias, sede paraguaia da hidrelétrica, foi coordenada pela embaixadora Glória Amarilla (PY) e pelo conselheiro Olympio Faissol (BR). Do lado paraguaio, participaram integrantes do Ministério de Obras Públicas e Comunicação, Aduanas e Itaipu.

 

Já pelo lado brasileiro, estiveram presentes representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), do governo do Estado do Mato Grosso do Sul e de Itaipu. O diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell, representou a margem esquerda de Itaipu. A expectativa é que a nova ponte do MS esteja construída até meados de 2024 e a de Foz, até 2023.

 

Segundo o diretor de Coordenação da Itaipu, assim como a obra entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco está em um bom estágio, até mesmo surpreendente, a nova ligação que será construída no Mato Grosso do Sul também deverá ser feita num cronograma bastante enxuto. Carbonell e equipe fazem visitas constantes à obra.

 

Marco econômico

Financiadas com recursos de Itaipu, as duas pontes representam um marco no desenvolvimento do Paraná, Mato Grosso do Sul e dos respectivos departamentos paraguaios. Para o Paraguai, assim como para o Brasil, essas duas ligações permitirão uma integração econômica maior entre os dois países irmãos e uma conexão sem igual dentro da América Latina. Os dois estados são grandes centros de exportação e, com as novas ligações, terão acesso direto a portos do Chile, no Oceano Pacífico, ampliando o potencial de negócios.

 

Ponte da Integração

No bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu, onde a Ponte da Integração Brasil-Paraguai está sendo erguida, as obras iniciadas em agosto estão em ritmo acelerado. Agora, a expectativa é viabilizar o início da construção no município vizinho de Presidente Franco, do outro lado da fronteira.

 

O governo paraguaio já autorizou a isenção do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) dos insumos transportados de um lado para o outro do Rio Paraná, para acelerar o início da obra. Todo o processo de desburocratização de entraves para a viabilidade da nova ligação, com o envolvimento de vários órgãos dos dois países, está sendo acompanhado de perto pela Diretoria de Coordenação de Itaipu.

 

As tratativas estão sendo feitas no espírito de cooperação e da diplomacia que sempre estiveram presentes na relação entre os dois países. O próximo passo é a liberação do transporte das primeiras máquinas e equipamentos do Brasil ao Paraguai. A expectativa é que o transbordo seja liberado o mais breve possível.

 

A cada dia a construção da ponte ganha novos contornos. O trabalho de desmonte de rochas próximo à margem do rio Paraná já teve início. O local está sendo preparado para a construção de uma torre que terá 120 metros de altura e vai sustentar os cabos que serão estendidos no vão da estrutura. A gestão da construção é do Governo do Paraná.

 

Viabilidade

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, reforça que o investimento de Itaipu na Ponte da Integração “só foi possível porque todos os atores envolvidos, entre eles os próprios empregados de Itaipu, entenderam a magnitude dessa obra e abraçaram o projeto, que mudará completamente a economia da região”.

 

Somado aos demais aportes que a usina vem fazendo em obras estruturantes, o montante passa de R$ 600 milhões. Além da ponte, Itaipu está investindo em obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, modernização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), reestruturação do turismo de Itaipu e novo parque do Gramadão da Vila A, entre outras.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner violência se limite
Banner emprego