Por Clodoaldo Ghellere, via redes sociais...
Certo sujeito em seu total desconhecimento histórico e em sua mais tenra ignorância escreveu que "socialista é uma elite porca e asquerosa, que nada gera para uma sociedade, a não ser miséria".
Em cinquenta anos o socialismo transformou, nos limites entre a Europa e a Ásia, um país que era um gigantesco fazendão gelado comandado por uma casta real e habitado por uma população absolutamente ignorante na nação vencedora da Segunda Guerra Mundial, numa potência global desenvolvedora de tecnologia de ponta, com fome e analfabetismo erradicados, com milhares de atletas de elite admirados por todo o planeta, com uma vida cultural efervescente e com um sólido programa espacial e nuclear.
Em trinta anos transformou também uma pequena ilha caribenha que era um bordel estadunidense numa nação com os melhores indicadores sociais das Américas, mesmo sofrendo as consequências do embargo econômico mais criminoso e prolongado que se tem notícia.
Já o capitalismo, em bem mais de trezentos anos, concentrou metade das riquezas do mundo nas mãos de menos de um por cento das pessoas e responde pela morte por fome de mais de vinte e quatro mil pessoas diariamente em todo o planeta.
Você pode sim ter críticas às experiências socialistas e até enxergar diversas benesses no capitalismo, mas, por favor, para expor sua opinião sobre certos assuntos em redes sociais é preciso ter no mínimo alguma fundamentação teórica ou empírica que lhe possa servir de embasamento.