Banner dengue itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Not so close to Bolsonaro, just closed!
  Data/Hora: 5.dez.2019 - 8h 7 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar
Por Mario Eugenio Saturno
 
 
Como classificaríamos a bolada que Trump deu nas costas de Bolsonaro neste início de dezembro? Depois de tanta bajulação, esperava-se que Trump tratasse melhor o presidente Bolsonaro, mas... Empresto o inglês do técnico de futebol Joel Santana para esclarecer: Trump is not closed to Bolsonaro, just closed!
 
 
Oras, bolas! Que se esperaria de um presidente de uma nação “amiga”? Amigos, amigos, negócios à parte, já diz a sabedoria popular. Não é de hoje que o presidente Bolsonaro escolhe mal não somente seus ministros, mas também seus países parceiros. Decepcionou Israel e agrediu nossos melhores parceiros comerciais.
 
 
Um grande problema, gerado pelo próprio Bolsonaro, é que o Brasil está sem embaixador dos Estados Unidos da América desde o dia 10 de abril, quando o ministro -da Terra Plana- das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, removeu o embaixador Sérgio Amaral, um grande e experiente embaixador.
 
 
Naquela época, o mais cotado para o posto nos EUA era o diplomata Nestor Forster, que é alinhado com o ministro Araújo e com o guru ideológico do governo, o autodidata Olavo de Carvalho. Um mau sinal, já que seguir OC mostra que leu poucos livros de filosofia e tem um baixo respeito à educação formal.
 
 
Até junho, Nestor Forster era ministro de segunda classe, mas foi finalmente promovido à primeira classe da carreira do Itamaraty em junho, juntamente com outros seis diplomatas.
 
 
Então, chegou julho, e quem foi alçado a candidato a Embaixador nos EUA? O presidente Bolsonaro decidiu indicar seu filho Eduardo como embaixador nos EUA. Para o presidente, Eduardo é amigo dos filhos do Donald Trump, fala inglês e espanhol, tem uma vivência muito grande do mundo. E dá-lhe desgaste, agora também ao filho...
 
 
Enquanto a indefinição persistia, aconteceu o episódio dos dois navios que ficaram sem abastecimento por sofrerem sanções dos EUA por causa do programa nuclear iraniano. Os navios trouxeram ureia e levavam milho para o Irã.
 
 
Em agosto, O presidente Jair Bolsonaro determinou a preparação de uma medida provisória modificando a lei da TV paga no país para atender a um pedido do presidente dos EUA. Trump apoiou as candidaturas de Argentina e Romênia na OCDE, deixando o Brasil de lado, depois de desistir do tratamento especial e diferenciado na OMC - Organização Mundial do Comércio. Eduardo Bolsonaro encontrou-se com Donald Trump e afirmou Brasil e os EUA estão alinhados. Acreditamos...
 
 
Não custa lembrar que o Brasil ampliou a importação de etanol e trigo sem tarifa, reivindicações americanas. Mas os EUA não removeram as barreiras sanitárias que impedem a importação de carne bovina, nem a proteção do açúcar americano, outro pedido brasileiro. E o Brasil votou pela primeira vez em 27 anos contra a resolução anual da ONU que condena o embargo econômico americano a Cuba.
 
 
Alguém precisa lembrar o presidente que o Brasil é uma nação soberana, a nona maior economia do globo (sim, o planeta é um geoide, não é plano), com PIB de US$ 1,85 trilhão. É preciso respeitar-nos primeiramente e fazer- nos ser respeitados, tenho certeza que é o que todos os brasileiros esperam do presidente.
 
 
Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Mirante