banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Seminário aborda cultivo de morango e da Batata doce Biofortificada para atender demandas no Oeste do Paraná
  Data/Hora: 11.dez.2019 - 16h 37 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Algumas culturas representam alternativas de renda para quem trabalha na produção rural, principalmente em pequenas propriedades. Há situações em que existe grande demanda por determinados produtos, porém, com baixa produção. Em Cascavel, por exemplo, com base no levantamento de consumo, 80% do morango é de fora do município. A produção de batata doce biofortificada também é uma alternativa, segundo o Técnico Agrícola da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Edson Duarte da Silva.

 

Os dois produtos, morango e batata doce, apresentam demanda nos programas de governo, como Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para o Exército e Feira do Pequeno Agricultor, conforme o extensionista. 

 

Com base neste processo, foi trabalho um seminário em Cascavel voltado às duas culturas, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional. A ação foi desenvolvida pela Biolabore, contratada da Itaipu, juntamente à Administração Municipal de Cascavel. Aproximadamente 120 pessoas participaram do seminário, conforme os organizadores.

 

Conteúdo

Dentre os destaques para a produção de morango estiveram o manejo de produção, tratos culturais, nutrição, prevenção entre outras alternativas com as práticas agroecológicas. A cultivar de batata doce beuregard, por exemplo, deve receber atenção quanto às técnicas de manejo de solo, correção de solo, rotação de cultura, técnicas de plantio, métodos de controle de pragas e doenças com práticas agroecológicas.

 

No caso da batata doce há pesquisa comprovada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pelo Programa Biofort, quanto seu potencial nutritivo. Edson Duarte da Silva observa que a cultivar beuregard produz 2,4 vezes mais que a convencional, desde que o solo esteja bem corrigido, possui 10 vezes mais betacaroteno e tem mais vitaminas A, C e D.

 

Expansão

O extensionista da Biolabore cita um dos exemplos em produção em que um dos produtores vai cultivar 5 hectares para o mercado local e exportação, com a meta de cultivar 10 hectares.

 

Neste contexto, o seminário sobre morango e da batata doce biofortificada, teve como objetivo oportunizar aos agricultores gerar emprego, valorizar o produtor rural com qualidade de vida socialmente justa, estimular a produção ambientalmente correta e economicamente viável. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner violência se limite