banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu fecha 2019 com obras aceleradas em duas frentes de trabalho na região da Vila A
  Data/Hora: 12.dez.2019 - 14h 39 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Os trabalhos incluem a revitalização da área florestal onde passa o Arroio Jupira e a segunda fase das melhorias na Avenida Tancredo Neves.

 

Da Assessoria - Fotos: Sara Cheida - Itaipu/Binacional - A Itaipu vai terminar 2019 com o cronograma acelerado em várias obras de melhorias em Foz do Iguaçu. Além do investimento em projetos grandiosos como a construção da Ponte da Integração e a ampliação do Aeroporto Internacional Cataratas, a binacional também investe forte na região da Vila A. Entre eles, se destacam a revitalização da área florestal onde passa o Arroio Jupira e as melhorias na Avenida Tancredo Neves, trabalho que deve ser concluído em 2021.

 

“São todas iniciativas que vão contribuir para o embelezamento e melhoria da qualidade de vida da população de Foz e região. Uma cidade turística mais bonita é boa para os seus moradores e para quem a visita”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

 

Em relação à revitalização da área florestal, na entrada da Vila A, as obras já começaram a ser expandidas, após a emissão da licença ambiental do último trecho ainda pendente, em novembro. O projeto, que prevê a construção de uma ciclovia no entorno da área verde, é financiado pela Itaipu Binacional e está em andamento desde dezembro de 2018.

 

Segundo o gerente da Divisão de Infraestrutura e Manutenção da Itaipu, Jorge Guilherme de Castilha Alves, os serviços estão atualmente em execução nas intermediações das avenidas Araucária e Garibaldi e da BR-277. Nos próximos dias, essa frente será levada para as margens da Avenida Paraná. A previsão de conclusão das obras é para dezembro de 2020.

 

Já na BR-277, o cercamento já está em conclusão e começa a etapa de confecção de meio-fio, preparo de base e lançamento de paver. Na Avenida Garibaldi, estão sendo confeccionados drenos e bacia de contenção para captação de água; também há equipes trabalhando no assentamento de paver e preparo da base da ciclovia.

 

Na Avenida Araucária, estão sendo instalados gabiões para contenção de taludes, limpeza da vegetação e remoção de árvores autorizadas. Também está sendo desenvolvido um estudo do traçado e marcação do trecho para limpeza e supressão vegetal na Avenida Paraná.

 

O serviço inclui a construção de calçadas, ciclovia, drenagens, espaço para prática de caminhadas e iluminação complementar entre as avenidas Araucária, Garibaldi, Paraná e a BR-277, totalizando 4.800 metros de extensão. O contrato de R$ 8,4 milhões é financiado pela Itaipu e tem um prazo de execução de 24 meses. A construtora responsável é a Meta Soluções Industriais, com sede em Cascavel.

 

O novo calçamento vai contornar a área florestal que está entre as avenidas Paraná, Araucária e Garibaldi, na Vila A, e a marginal da BR-277. A região já é ocupada por imóveis como o CTG-Charrua, um centro espírita e o Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira. Os 7 km da trilha do Vietnã, conhecida pelos praticantes de mountain bike, também passam pelo local.

 

Além do calçamento em paver e da ciclovia, o projeto prevê toda a iluminação e sinalização do trajeto. No cruzamento das avenidas Garibaldi e Araucária serão construídas uma quadra poliesportiva e uma guarita de vigilância. Também está prevista a manutenção de serviços diversos e de limpeza. Na próxima etapa, serão construídos quiosques, feito o paisagismo e criado lagos na região.

 

Tancredo Neves

Outra obra da Itaipu que segue de forma acelerada é a dos serviços de execução de manutenção e melhoria na Av. Tancredo Neves. O projeto inclui a construção de rede de drenagem, calçadas e ciclovia com iluminação, além de uma ponte específica para pedestres e ciclistas sobre o rio Almada. Os serviços estão em execução nas intermediações do bairro Porto Belo, com previsão de conclusão em fevereiro de 2021.

 

A obra na avenida que dá acesso à Itaipu teve início em junho de 2019. A ponte metálica sobre o rio Almada, instalada em novembro, está em fase acabamento e pintura. A obra segue no trecho que vai do rio Almada até o trevo da Av. Tarquínio Joslim dos Santos, pela face oeste. No momento, está sendo dada ênfase na instalação de drenagem, preparo de solo e confecção de meio-fio. Nas áreas já preparadas, começaram a instalação de calçadas em paver e preparo da iluminação.

 

A terceira fase da ciclovia, entre a ponte do Rio Almada e o viaduto da BR-277, está em fase de planejamento e orçamentação e será posteriormente apresentada à diretoria da empresa para aprovação.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner violência se limite