banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A beleza do Esporte... A magia do Futebol... Innova e Laticínio Kase fazem a final do Campeonato de Futebol Suíço da AABB 2019..
  Data/Hora: 16.dez.2019 - 10h 55 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Temos que admitir que num mundo dominado pelo relativismo moral, em que o bem se confunde cada vez mais com o mal, o esporte com a sua alegria, com suas regras e regulamentos – tem muito a contribuir com a formação saudável, principalmente dos nossos jovens.

 

Parabéns aos Organizadores e equipes participantes por esta demonstração de amor e respeito ao Esporte.

 

Outro ponto importante a destacar do ponto de vista educacional, é a cultura do compromisso que o esporte inspira. O jogo tem horário marcado para começar e para conquistar um troféu, se faz necessário suor, espírito de equipe, sem contar o encontro com o outro, principalmente nos dias atuais, onde, infelizmente, a nossa juventude está cada vez mais presa aos jogos de vídeo ou navegar na internet, imersos nas relações virtuais...

 

Antes de falarmos desta decisão, necessário lembrarmos duas coisas – uma sobre esse tal futebol e outra sobre a trajetória acidentada e altamente energizada da equipe da Innova que está nesta final contra o Laticínio Kase...

 

Como explicar essa magia, essa empolgação, essa explosão de energia, seja dentro do campo ou fora, junto à torcida?

 

Ao poder ver e vivenciar tudo isso, afinal, também sou atleta e estou nesta final, apesar dos 34, depois de ter apagado 30 – e mesmo assim, depois de 50 minutos de jogo, ter o reconhecimento dos próprios companheiros e ovacionado pelos torcedores – eu fico imaginando como deve ficar a cabeça de um jogador profissional, quando sente que deve se render ao tempo e aposentar os gramados...

 

Vejam o caso do Gabi Gol, que depois de ter feito jogos espetaculares e levado milhões de pessoas ao delírio, como fez recentemente ao tirar dois gols da cartola nos últimos minutos e dar o título ao Flamengo na Libertadores, quando chegar o tempo em que o corpo manda recado dizendo que está na hora de se aposentar - como fica?

 

Que situação! Tanto na Europa, berço da civilização esportiva, como no Brasil, depois da Copa de 70, o futebol passou a ser a religião leiga não só da classe operária, como afirmava Nelson Rodrigues – mas também da elite que superou todos os preconceitos e passou a tratar o futebol não só como esporte, mas como qualidade de vida e sociabilização comunitária.

 

Como entender esse futebol? Um dos pontos altos deste apaixonante esporte, tanto no amador como no profissional, é a resenha depois do jogo. No último sábado (14), logo após o término da partida em que vencemos a AABB de Medianeira pelo placar de 5x1, a equipe deles completa e nós sem nenhum reserva, uma galera em peso festejou a nossa vitória como se tivéssemos conquistado uma Copa do Mundo...

 

O jovem advogado Fabrício Fagion, por exemplo, ao lado do Bolinha e Cia., saltavam e comemoravam cada defesa do goleiro Ozeias, como se fosse um gol e, querendo ou não, eles terminaram energizando mentalmente a fera debaixo da trave... Moral da história – Ozeias se transformou num gigante debaixo do gol e ao lado do zagueiro Thiago, os melhores em campo...

 

No final do jogo, para demonstrar a sua admiração pelo goleiro, e explicitar a sua alegria, Fabrício usou uma figura de retórica. Como um jovem adolescente, saiu pela vizinhança à procura de um Felis catus, o nome científico daquele ágil felino também conhecido como gato – e assim que encontrou o animalzinho o colocou ao lado do Ozeias, dizendo: “aqui está a melhor definição para o que você fez hoje debaixo do gol...”

 

Nessa, aliás, o Bolinha foi pontual. “Vocês deram o sangue e fizeram um grande jogo – mas se transformou nisso aí que nós presenciamos por que tinha essa galera aqui que gritou e incendiou o jogo. Se não fosse isso, teria sido um jogo qualquer...”, afirmou com merecida razão.

 

O JOGO

Antes de falarmos do jogo propriamente dito, se faz necessário lembrarmos um pouco da trajetória da equipe da Innova – uma equipe que começou a competição numa verdadeira explosão de energia – com duas vitórias espetaculares e dando a pinta de ser uma equipe difícil de ser superada.

 

Mas, na terceira rodada, justamente contra a equipe da AABB de Medianeira, com a qual fez a semifinal sábado (14), Juninho que vinha desiquibrando os jogos, torceu o tornozelo e ficou por dois meses no departamento médico. No jogo seguinte, outra fatalidade – Dal Piva, o cérebro da equipe detentor de um toque de bola refinado, quebrou o braço.

 

Mas, o que se viu na sequência foi que, mesmo desfalcado e jogando várias partidas como essa semifinal de sábado, o time se transformou e mesmo sem reserva – cada jogo parecia uma decisão.

 

Nessa decisão em especial, sem nenhum reserva, como não mencionar a garra e a determinação do zagueiro Thiago que ao lado do goleiro Ozeias, levaram nota máxima. E o que falar do Abimael nesta semifinal? Simplesmente barbarizou com quatro dos cinco gols marcados...

 

Enquanto toda a equipe da AABB estava preocupada em marcar o Juninho, artilheiro da competição, Abimael numa tarde inspirada aproveitou todas as oportunidades que apareceram e sem cerimônia, usando inclusive o calcanhar numa delas para desviar a gorduchinha para o fundo do gol.

 

Vale salientar que esse placar de 5x1, poderia ter sido outro qualquer, pois o time da AABB de Medianeira teve inúmeras oportunidades de marcar também – mas em tarde inspirada, Ozeias disse com todas as letras – “aqui, hoje não...”.

 

Vale salientar também, o espírito esportivo, o respeito pelo esporte e pela equipe adversária demonstrada em campo, por ambas as equipes. Mesmo com o campo molhado – o jogo foi pegado, mas leal.

 

Outro fato a considerar é que o nosso atleta Geraldo, depois de levar o segundo amarelo, levou o vermelho – e a equipe teve que jogar o quarto tempo, só em seis. Rui, um gigante na marcação e na distribuição de bola, levou o segundo amarelo e vai desfalcar a equipe nesta final.

 

E, um dos pontos fundamentais para essa vitória histórica, temos que ressaltar foi a presença do Dal Piva que usou toda a sua experiência para orientar a equipe em campo ao lado do Diógenes que gritava o tempo todo...

 

O fato é que, depois de uma maratona de jogos, Innova e Laticínio Kase, decidem no próximo domingo, às 10h00, quem será o Campeão do Campeonato de Futebol Suíço da AABB 2019.

 

No jogo anterior ao nosso, a mesmo perdendo pelo placar de 4x3, o Laticínio Kase eliminou a Grazy Flores, por ter vencido a primeira partida por 4x2.

 

Só assisti o final deste jogo e faltando cerca de seis minutos para encerrar o jogo, a Grazy Flores estava vencendo por 4x1 e se classificando. Mas, como o jogo só termina quando o Juiz apita, numa reação histórica o time comandado por Marcelo, Jean e Cia., tirou dois gols do fundo do baú que levou a equipe a final. 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante