banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
MPF recorre de decisão que determinou reintegração de posse em favor da Itaipu Binacional sobre área indígena
  Data/Hora: 18.dez.2019 - 11h 32 - Categoria: Oeste  
 
 
clique para ampliar

Órgão interpôs embargos de declaração contra mandado expedido pela Justiça Federal em Foz do Iguaçu

 

Da Assessoria - O Ministério Público Federal entrou com embargos de declaração junto à 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu nesta terça-feira, 17 de dezembro, questionando a expedição pelo Juízo de mandado de reintegração de posse em favor da Itaipu Binacional sobre área denominada Tekoha Pyau, ocupada por indígenas, no município de Santa Helena, Oeste do Paraná.

 

No dia 20 de março de 2019, no âmbito da Suspensão Liminar nº 1.197, houve a suspensão, pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Dias Toffoli, das decisões de origem proferidas nos autos da reintegração de posse, até nova manifestação deste juízo. Em consulta ao portal do STF – www.stf.jus.br, verifica-se que não houve nova manifestação da Corte que autorizasse o prosseguimento do feito no âmbito da reintegração de posse referida. Ainda conforme o site do STF, desde o dia 19 de setembro os autos estão conclusos à Presidência.

 

Contudo, na decisão proferida no último dia 10 de dezembro, acatando pedido formulado pela Itaipu Binacional e autorizando o cumprimento do mandado de reintegração de posse, não há qualquer menção a respeito da Suspensão de Liminar nº 1.197, em trâmite no STF. Desta forma, com base no Art. 1.022, inciso II, do Código de Processo Civil, verifica-se desrespeito à decisão na SL nº 1197/STF na decisão proferida pela 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu.

 

Questão indígena

 

A atuação do MPF em relação aos indígenas Avá-Guarani na região remete aos problemas causados às aldeias desde a construção da Hidrelétrica de Itaipu. A usina causou uma transformação definitiva na paisagem, nos espaços e nos recursos da região, afetando a sobrevivência física e cultural desse povo.

 

Em 25 abril deste ano, foram entregues a lideranças indígenas Avá-Guarani, um estudo produzido pelo MPF que comprova as violações de direitos sofridas pela etnia em razão da construção da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, no Paraná. O texto reúne documentos oficiais, depoimentos, pesquisa bibliográfica, fotografias e mapas para mostrar que os índios foram deliberadamente excluídos dos processos de reassentamento e reparação, inclusive por ação de órgãos do Estado.

 

Estas consequências são vividas pelos Avá-Guarani até os dias de hoje, segundo o relatório apresentado. O documento foi produzido por grupo de trabalho composto por procuradores e antropólogos, a pedido da então procuradora-geral, para instrução do inquérito civil 1.25.003013674/2008-85, que investiga as violações.

 

Veja anexo os embargos de declaração

 

Atendimento à imprensa

Fones: 41. 3219-8870/ 8858

E-mail: prpr-ascom@mpf.mp.br

Site: www.mpf.mp.br/pr

Twitter: www.twitter.com/MPF_PRPR

 

Atendimento ao cidadão

Fone: 41. 3219-8700

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Einstein