banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA incentiva a participação de mães em programas de pesquisa
  Data/Hora: 31.jan.2020 - 14h 10 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Conseguir manter a produtividade científica após a maternidade é um dos desafios das pesquisadoras brasileiras. Segundo levantamento realizado pelo projeto Parents in Science, entre as docentes mães, 82% avaliam que a chegada dos filhos teve impacto negativo na progressão de suas carreiras. Com base nesses dados, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) decidiu implantar algumas mudanças no edital de seleção de projetos de Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC, PIBIC–AF e PIBITI), para valorizar as mães pesquisadoras.


O Edital prevê que a docente que esteve em licença-maternidade nos últimos dois anos tenha um bônus de 20 pontos na avaliação do currículo. O acréscimo é o equivalente a uma publicação nível A1 da Capes.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Danúbia Furtado – mãe de Laura, 4 anos –, a medida é um reconhecimento do papel das mães pesquisadoras na universidade pública. “Na academia, o principal critério para poder acessar recursos para pesquisas é a produtividade. E, com a chegada dos filhos, é muito difícil manter a produção científica. As docentes mães passam, diariamente, pelo dilema de equilibrar as atividades acadêmicas com as responsabilidades da maternidade, o que reflete diretamente em nossa produtividade. Nesse sentido, esta mudança no edital é um primeiro passo para diminuir as desigualdades e reconhecer as dificuldades que as mães enfrentam na academia”, explicou.

O bônus para licença-maternidade aplica-se a todos os casos previstos na legislação, como gestantes, adotantes e casais homoafetivos. A UNILA também está estudando outras medidas para garantir a participação de mães nas pesquisas por meio de outros editais.
 
 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner violência se limite
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego