banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Região Oeste poderá ser reconhecida como polo de inovação no agronegócio
  Data/Hora: 6.fev.2020 - 17h 27 - Categoria: Oeste  
 
 
clique para ampliar

Medida foi discutida com diretoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Show Rural Coopavel, em evento do POD e Sebrae

 

Da Assessoria – Grampo Comunicação – Foto: Marcos Labanca - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) poderá chancelar a Região Oeste como Polo Regional de Inovação no Agronegócio. Essa medida foi debatida com o diretor de Inovação do ministério, Luis Cláudio de França, em eventos do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Sebrae, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).

 

O pedido, em tramitação no MAPA, é uma demanda das instituições que integram o Sistema Regional de Inovação (SRI), que articula o movimento Iguassu Valley, rede de atores públicos e privados da região que estimula ambientes inovadores. Os polos de agroinovação desenvolvem soluções tecnológicas ligadas à produção rural.

 

No Paraná, somente a cidade de Londrina é reconhecida pelo governo federal como Polo Regional de Inovação no Agronegócio. Conforme Luis Cláudio de França, o ministério irá agilizar o andamento da solicitação feita pela Região Oeste para que o SRI passe a integrar os esforços do MAPA na definição e consolidação desse programa nacional.

 

"Entendemos que a Região Oeste já é um polo de inovação. Vamos acelerar o procedimento de reconhecimento pelo ministério para seguirmos construindo juntos esse processo, integrando e dialogando com as iniciativas pública e privada, universidades e instituições de pesquisa", afirmou o diretor do MAPA.

 

"O governo quer promover os polos de inovação servindo de ponte para atrair investimentos, empresas, e conectar todos os agentes de inovação", esclareceu Luis Cláudio de França. "A intenção é trabalhar o desenvolvimento para que a região seja cada vez mais pujante", enfatizou o diretor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Visibilidade

 

Gerente da unidade Regional Oeste do Sebrae, Augusto Cesar Stein destacou que o programa de polos de inovação está em implantação pelo governo federal. "O importante é que, reconhecidos oficialmente como Polo Regional de Inovação no Agronegócio, vamos participar dessa construção", explicou. 

 

As regiões chanceladas, frisou, já promovem inovação. Com o reconhecimento, poderão receber recursos, editais, políticas públicas e apoio. "O Oeste ficará ainda mais em evidência, podendo atrair investimentos públicos e privados e envolver empresas ligadas ao agronegócio e à TI, parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, academias, entre outras instituições", pontuou.

 

Polo de fronteira

 

Para o presidente do POD, Danilo Vendruscolo, o polo de inovação do Oeste deverá conectar o Paraguai, devido à integração econômica que existe entre o país vizinho e a região. Ele ressaltou ainda a infraestrutura de parceiros como o Polo Tecnológico Itaipu, universidades e empresas que demandam e produzem inovação.

 

"Estamos pensando além das fronteiras. Buscamos essa chancela do governo federal para envolvermos o setor produtivo e de inovação paraguaio", mencionou Danilo Vendruscolo. "Como os polos de agroinovação fazem parte de uma política nova, acreditamos que também podemos ajudar a desenhar o modelo de governança e a forma de atuação desses organismos", concluiu.

 

Inovação em rede

 

O Sistema Regional de Inovação (SRI) é uma rede formada por representantes dos setores governamentais, universitários e empresariais que interage para promover, identificar e compartilhar iniciativas de inovação. Sua atuação está alinhada aos objetivos do Programa Oeste em Desenvolvimento.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Bassani