banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu se mobilizam e debatem pautas relativas à Pec da Reforma Tributária
  Data/Hora: 12.fev.2020 - 19h 59 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - A proposta da PEC 45/2019 que trata da Reforma Tributária em debate no Congresso Nacional e também da Cota Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), dos municípios que pode substituir cinco tributos atuais por um único imposto sobre bens e serviços, preocupa os gestores municipais da região lindeira ao Lago de Itaipu. As especificidades dos municípios devem ser levadas em consideração, segundo a Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (Amusuh).

 

Em reunião técnica na segunda-feira (9) com consultores tributários da Câmara Federal e a chefe de gabinete da Liderança da Maioria, representando o relator que trata a proposta da PEC 45/2019, a Amusuh, com sua equipe técnica e com representante do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados, apresentou a necessidade de aprimoramentos na proposta de modificação do setor tributário.

 

Lindeiros

Nesta quarta-feira (12), o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano), o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro (Chico Brasileiro), e a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, estiveram em Brasília para discutir o assunto, juntamente a outras lideranças de municípios alagados.  Estiveram presentes também, o presidente da Amusuh, Lucimar Antônio Salmória, além do presidente da Frente Parlamentar Mista, Sérgio Souza.

 

Conforme Leomar Rohden, foram abordadas pautas que serão levadas em reunião marcada para dias 10 e 11 de março, novamente em Brasília, referentes à Reforma Tributária. Vários municípios terão perda significativa de ICMS e outros tributos, conforme o presidente. “Há necessidade de se mobilizar e buscar defesa política”, destaca.

 

Impactos

De acordo com publicação da Amusuh, a entidade está apresentando os impactos financeiros no retorno das receitas no que tange ao ICMS dos municípios nos moldes da atual proposta de Reforma Tributária em debate na Câmara. As mudanças propostas nos critérios de divisão do Valor Adicionado Fiscal (VAF) precisam considerar os impactos nos municípios.

 

“A AMUSUH está trabalhando com várias alternativas de cálculos e critérios na elaboração da melhor proposta para os municípios. Haverá sim impactos, mas que eles sejam os menores possíveis”, afirmou a secretária-executiva da Amusuh, Terezinha Sperandio.

 

Conforme a entidade representativa, a geração de riquezas está instalada nos territórios dos municípios, nos seus polos industriais e petroquímicos. São 734 municípios responsáveis por mais de 60% da energia elétrica produzida no Brasil

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner violência se limite
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner pedrão 2018