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Evoluir na profissão, e na vida, requer estabelecer prioridades.
  Data/Hora: 2.mar.2020 - 10h 29 - Colunista: Inácio Dantas  
 
 
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As prioridades, sejam no trabalho ou no cotidiano, devem ter preferência de executabilidade. Uma ação desencadeia outras ações, e devem seguir um roteiro lógico e funcional. Portanto, primeira regra rumo à vitória: jamais executar antes de priorizar!

 

Sem pressa... Não queira fazer as coisas apressadamente ou na mesma fração de tempo. Lembre-se, “a pressa é inimiga da perfeição”. Também não seja moroso nem deixe que “os dados rolem” ao bel-prazer. Executar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo? Atenção, há que ter destreza, disciplina e ação coordenada, num processo nem sempre possível ao elemento humano. Querer fazer tudo, de chofre, teoricamente é até possível imaginar, mas na prática difícil executar. Ou fazemos uma coisa por vez, benfeita, ou corremos o risco de fazer várias vezes imperfeitamente.

Não devemos confundir “urgência” com prioridade. Urgência é um aperto, uma necessidade imediata, enquanto prioridade é primazia, preferência. Logo, as prioridades devem ser postas no início da fila dos nossos projetos. Há que se ver o grau de importância de cada uma, enfileirá-las em ordem racional e exequível. E não só isso. Há que se acompanhar o desenrolar de cada etapa, fazer os ajustes necessários e colocar a segunda prioridade na sequência. Alguns exemplos a serem priorizados:

 

-Equipes de Trabalho – O elemento humano é o ativo mais importante da empresa. Ele deve ter prioridade total. Qualquer desatenção será sentida no aumento da folha de pagamento & redução dos lucros...;

 

-Produção – Prioridade número “1”. Matéria-prima, insumos, maquinário, mão de obra... Negligenciar a produção –qualidade e quantidade- é estragar insumos e perder clientes e faturamento;

 

-Clientes – Desenvolver técnicas para o bom atendimento, ampliar, reter e fidelizar clientes. Clientes satisfeitos, vendas em ascensão;

 

 -Vendas e Despesas – Priorizar o aumento de vendas & redução de despesas. O aumento dos lucros é consequência da boa combinação desses dois fatores;

 

-Fornecedores – A matéria-prima, ou as mercadorias, de acordo com os pedidos (volumes e preços), são essenciais para a empresa. Não exceder estoques sem a resposta no faturamento. Lembre-se, clientes podem lhe dar lucros pelas vendas; fornecedores podem lhe dar lucros pelas compras;

 

-Planejamento e estratégias – Planejar é estabelecer prioridades visando enfrentar o futuro. Estratégia é um conjunto de ações com a alocação de recursos para resolver desafios de médio/longo prazo. Priorizar esses quesitos é fortalecer a funcionalidade do departamento/empresa;

 

-Investimentos – É através dos investimentos (homens capacitados, máquinas modernas, tecnologia de ponta, etc) que os negócios alavancam e a empresa compete em condições vantajosas com a concorrência;

 

-Manutenção preventiva – Não se deve “deixar como está para ver como é que fica”. Máquinas, equipamentos, ferramentas, etc, devem estar sempre em funcionamento perfeito. Fazer prevenção é detectar problemas, antecipar soluções, não perder vendas e reduzir custos;

 

-Segurança das Informações – Espionagem industrial e hackers existem. Priorizar segurança, e combatê-los prontamente, é não comprometer dados sigilosos da empresa.

 

-Imagem da Empresa – É inegável que a imagem (marca, logotipo, razão social etc) é o “carro-chefe” da corporação. Imagem ilibada é sinônimo de bons negócios. Cuidado com práticas aéticas, títulos em cartório, reclamações no Procon, nos jornais etc

 

-Oferta & Demanda – Priorizar a atenção nos movimentos do mercado, de concorrentes que se estabeleçam no seu bairro, da oferta de similares dos seus produtos ou até mesmo de imitações e cópias piratas.

 

Em função do grau de prioridade que se estabelece para cada ação, há, evidentemente, uma reação – ou um retorno. E um erro nessa interpretação pode atrapalhar a evolução do gráfico dos negócios.

 

Priorize ações em função do andamento dos seus trabalhos e diante da evolução do mercado e mesmo da concorrência. Just-in-time? Pode ser um recurso a ser utilizado e trazer excelente retorno.

Olho clínico e decisão assertiva para atuar devem estar presentes nas decisões. Não tenha dúvida que outros estarão agindo assim com relação a você. Portanto, mantenha-se sempre desperto para manobras extramuros com movimentos que possam influir de alguma forma no seu processo interno.

 

Inácio Dantas

Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”

www.agbooks.com.br

 
 

 

 

 
 
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