Vende-se apartamento no centro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Dia 8 de março, dia Internacional da Mulher!
  Data/Hora: 9.mar.2020 - 10h 11 - Colunista: Inácio Dantas  
 
 
clique para ampliar

Uma singela homenagem às mães, filhas, filhos... Disciplina: condutor eficaz rumo à prosperidade.

 

Disciplina é como as águas que correm serenas no curso de um rio, fazendo seu longo percurso, economizando tempo e energia entre a nascente e o desaguar na foz.

 

Um dos graves problemas no desenvolvimento das pessoas diz respeito à falta de disciplina. Graves porque, sem o fio do prumo disciplinador, vivem sem padrões e critérios, à base do “jeitinho”, do improviso, alternando a ordem lógica das coisas, desperdiçando tempo, energia e recursos.

 

Pessoas indisciplinadas prendem-se a velhos vícios e hábitos, ficam refratárias a novas ideias, subvertem rotinas, rejeitam mudanças. Com isso, além de prejudicar a evolução dos negócios, atrasam sua caminhada rumo ao pódio do êxito pessoal.

 

Destarte, a disciplina é basilar e marca positivamente a vida de qualquer, desde as mais simples atividades caseiras às mais complexas atividades profissionais.

 

A mãe, por conseguinte, é a comandante-mor, aquela que ajudará a travessia segura entre a ilha do nada e a terra-firme do tudo. Logo, a cartilha disciplinadora há de ser ensinada “de manhã à noite”, de segunda a domingo aos filhos, desde pequenos, até que seja “decorada” e praticada.

 

A formação disciplinar da criança é constituída com pequenas, mas acertadas ações. Por exemplo, respeito às ordens maternas, disciplina no asseio íntimo, nos cuidados e organização das coisas pessoais, no horário para a escola e estudos, nas saídas e retorno para brincar ou passear, etc. Disciplina é isso, instrução e educação, obediência à autoridade, procedimento justo e correto, observância aos preceitos, regras e ordens.

 

Deixar que a indisciplina “corra solta” e depois tentar corrigir, é como deixar que um rio faça seu curso e depois tentar mudá-lo, uma tarefa árdua quando não impossível.

 

Mãe, suas palavras firmes e mãos intercessoras são valiosas para o disciplinamento dos filhos, fazê-los cada dia melhor tanto para enfrentar o mundo quanto para viverem bem consigo mesmos. E, fundamental, a disciplina é um dos vetores que impulsionam a edificação da prosperidade material e intelectual.

 

Inácio Dantas

Do livro “Mulher, mãe: lições de vida para toda a vida!”

www.amazon.com.br

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Otica PetriU
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
banner março 2020
Calendário eleitoral
Banner laranja
Banner Lei Lucas
Bassani
Banner Einstein