Banner Primeiro Conart

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Pandemia, quarentena... Momento de certas ações humanas para mitigar o enclausuramento.
  Data/Hora: 30.mar.2020 - 14h 16 - Colunista: Inácio Dantas  
 
 
clique para ampliar

1.Humildade: Viva a beleza de dias espetaculares!

 

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”. Filipenses 2:3

 

Esqueça, por instantes, que no seu trabalho você é um diretor, gerente, líder... Desça os degraus da hierarquia e, hipoteticamente, ponha-se no lugar de um humilde empregado. Veja, então, o mundo como ele vê, avalie quanta força desprende, quanto se dedica para executar suas funções e destacar-se na equipe a fim de ser valorizado e de colaborar com você.

 

Não ostente nem faça uso do poder e do glamour, trate os humildes bem e a recíproca será igual.  Você é o jardineiro de si mesmo e o mundo um grande jardim. Quando a semente da humildade germina, lírios e jasmins florescem e embelezam a primavera da sua existência, com dias e noites espetaculares!

 

>> 

2.Solidariedade: Vivendo um “dia sob medida”

Horas transcorridas numa nice, você ajudando e sendo ajudado, e, juntos, a deleitar-se prazerosamente com o pão do amor sob o ouro do sol, a prata da lua e todas as benesses de um dia feito “sob medida”. Sim, “dia sob medida” é assim, tudo se desenvolve na placidez da luz fraterna, recaem bênçãos dos céus, é onde “todos têm e ninguém fica sem”.

 

Neste mundo coisificado, abra o sentimento, deixe-se fluir nas ondas imateriais geradas pelo mar da solidariedade. Pense que você é obra divina, não um ser autônomo solto no tempo e espaço, pois assim é um astro gélido e sem luz.

 

Dia espetacular, tarde exuberante, noite fantástica: esse é o fruto que germina da semente da solidariedade - fraternidade, auxílio mútuo. Os vapores de tão nobre gesto espargem-se deixando à volta o véu das irradiações sublimes. Eis aí as receitas para você viver um “dia sob medida”!

>> 

3.Empatia: Universalização das boas amizades!

Já percebeu que têm pessoas que você “gosta de graça” e outras “nem que lhe paguem”? E algumas que você ajuda “sem lhe pedir”, e outras que “nem que lhe peçam”? Pois bem, a empatia, que envolve afetividade, cognição e reguladores de emoções é uma “química visual e sensorial” que nos faz aproximar de outrem - ou de o repelir.

 

É instintivo, imperceptível, sem que você se dê conta já “simpatizou” com a pessoa, e ela com você, numa instantânea sinergia. A aproximação ocorre e o diálogo transcorre com harmonia e fluidez.

 

Se assim é dos outros para você, seja assim de você para os outros: a empatia é um dom nos inter-relacionamentos. A antipatia, por outro lado, recrudesce o semblante, obsta a aproximação, inibe o diálogo, desconstrói amizades.

 

Faça uso da empatia, “irradiação física” poderosa!

 

Sorriso aberto, face amistosa, palavras saudáveis e apropriadas; saber silenciar para ouvir com atenção são alguns – e principais – meios de fazer brilhar sua aura e todos quererem ser seus amigos e lhe ajudar, “de grátis”!

 

Inácio Dantas

Do livro “Sementes de Vida” – www.agbooks.com.br

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner itaipulândia julho
Banner laranja
Bassani
Banner Lei Lucas
banner vende apartamento II
Calendário eleitoral
Rose Bueno Acessórios