banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Covid-19: hospital mantido por Itaipu altera uso dos testes rápidos de PCR por causa da transmissão comunitária
  Data/Hora: 13.abr.2020 - 19h 39 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Em parceria com a Vigilância Epidemiológica, HMCC usará 500 desses testes em pacientes que possam vir a apresentar problemas respiratórios graves.

 

Da Assessoria - Fotos: Débora Black/HMCC. Apartir da confirmação de transmissão comunitária da covid-19 em Foz do Iguaçu, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) disponibilizou 500 exames de PCR-Real Time para que sejam realizados em pacientes que possam vir a apresentar Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e não apenas nos suspeitos de contágio com o novo coronavírus. A testagem está sendo definida em parceria com a Vigilância Epidemiológica. De acordo com o diretor-superintendente do hospital, Fernando Cossa, "isso irá contribuir com o município na tomada de decisão sobre a reabertura gradativa do comércio".

 

O Laboratório de Saúde Única do Centro de Medicina Tropical do HMCC já fez mais de 40 exames por PCR, até esta segunda-feira (13). O hospital comprou 4 mil testes para a população de Foz do Iguaçu e região - destes, 2 mil já chegaram. Os exames de PCR estão à disposição dos pacientes internados no Costa Cavalcanti e no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, além dos casos notificados como suspeitos na região e, agora, também para pacientes com problemas respiratórios graves. O HMCC tem capacidade para fazer, por dia, até 480 exames PCR.

 

O hospital estuda também o tratamento com plasma convalescente dos pacientes com covid-19, um protocolo que já é usado pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP), um dos maiores centros de referência médica do mundo. Como não há máquina de plasmaférese disponível para venda no mercado, o HMCC está tentando fazer um comodato (empréstimo gratuito) para obter o equipamento. A máquina remove o plasma com anticorpos do paciente curado, e após a confecção, esse material pode ser injetado nos pacientes graves, propiciando mais um tratamento adjuvante no combate à covid-19.

 

Atualmente, o HMCC tem utilizado hidroxicloroquina em combinação com azitromicina nos três pacientes internados com a covid-19, bem como tratamento adjuvante com imunomoduladores. O diretor técnico do hospital, Dr. Rodrigo Romaninni, explica que toda a metodologia implantada no HMCC contra a covid-19 é baseada nos protocolos da Organização Mundial de Saúde, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e do Hospital Albert Einstein, referência na América Latina.

 

"A boa notícia é que os pacientes têm reagido bem ao tratamento”, diz o médico. Ele conta que, no domingo de Páscoa (12), alguns pacientes já puderam receber a visita de seus familiares. “Foi um momento bastante emocionante para todos nós. A evolução do quadro clínico deles tem sido bastante positiva.”

 

O HMCC mantém uma ala exclusiva para o internamento de pacientes com a doença. São 27 leitos, 15 só na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 de semi-intensiva. O hospital também administra um fundo emergencial de aproximadamente R$ 15 milhões. São recursos da usina de Itaipu voltados à reestruturação da instituição e para ajudar Foz do Iguaçu e municípios vizinhos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Einstein