Banner educação

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Retomada da economia, volta ao trabalho. Dez “dicas” para uma boa avaliação profissional.
  Data/Hora: 25.mai.2020 - 15h 56 - Colunista: Inácio Dantas  
 
 
clique para ampliar

Suas palavras e ações falam por si. Por isso, para ser ouvido e bem avaliado tenha na boca palavras positivistas e nas ações honradez, probidade e respeito. Sucesso, em qualquer área da vida, tem esses quesitos como fundamento.

 

i.Respeitar o horário de trabalho. Não atrasar-se na entrada; não antecipar-se na saída. Não abandonar o local de trabalho, aleatoriamente, sem o consentimento superior. Cumprir integralmente o tempo e as atribuições diárias estabelecidas;

 

ii.Respeitar os colegas de trabalho. Não se engrandecer com os subalternos nem se apequenar com os superiores. Relacionar-se profissionalmente, com equidade, educação, senso colaborativo;

 

iii.Zelar pelos materiais, ferramentas e equipamentos da empresa. Não desperdiçar tempo e matéria-prima. Produzir nas formas e no cronograma estipulado. Evitar morosidade ou pressa que possa prejudicar a qualidade do produto final;

 

iv.Não relaxar, não se acomodar. Buscar aperfeiçoamento contínuo da profissão. Contribuir ativamente na produtividade – qualidade e quantidade. Buscar o menor custo e a maior produção;

 

v.Não faltar, não se ausentar, não negligenciar os compromissos trabalhistas. Assiduidade, comprometimento, dedicação, espírito solidário, qualidades que destacam e notabilizam o profissional.

 

vi.Você é um Nerd? Não se chateie nem se retraia se vivenciar situações de bullying. Rechace-as. A inveja existe, sobretudo nos “gênios” e grandes inteligências. Não revide com gestos ou ofensas, siga em frente nos seus propósitos e sonhos. Conforte-se porque você está pertíssimo da linha de chegada, e os demais estão pertíssimo da linha de partida...

 

vii.Firmar-se nas vigas fortes do seu bom desempenho, nas suas esmeradas qualificações, na sua alta produtividade, no seu caráter ilibado. Você, no seu trajeto profissional rumo a postos máximos, vai encontrar, sim, invejosos[1] que irão esperar uma falha sua para criticá-lo negativamente e “tomar seu lugar”. Não se rebele. Mantenha-se firme, atuante, confie em si, na energia da sua disposição, nos seus dotes do saber e siga em frente!

 

viii.Ser humilde[2] no seu cabedal do saber e do fazer. Você se acha incrível? Cale a voz do seu ego, “fique na sua”. Não comente nem alardeie “que você é o tal, que faz e acontece”, deixe que os outros o façam por você. Isso repercute positivamente e lhe traz, rapidamente, olhares de admiração. 

 

ix.Expressar-se de forma clara, simples e pausada. Evitar o rebuscamento em plateias simples. Seja efetivo[3] como dizer, e contundente no que diz. O importante é sua mensagem sair da sua boca e chegar aos ouvidos dos outros com total compreensão.

 

x.Lutar sempre, todos os dias, todas as batalhas. Viver é a arte de domar dragões[4], ora com força-bruta, ora com poesia. O resultado, hoje, pode não ser de alvíssaras, mas amanhã o será. Viva, lute, faça-se por si!

 

Inácio Dantas

Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional” – www.agbook.com.br

 

 

 

[1] que dá fruta é o que mais leva pedrada.” (Ditado popular)

[2]"Pessoas são como janelas de vidro. Elas brilham quando o sol está lá fora. Mas é só quando a escuridão chega é que vemos sua luz interior e o quão incríveis elas são" – (Elisabeth Kubler-Ross - psiquiatra suíça autora do livro "Death and Dying")

[3]"Se você não pode explicar algo de forma simples, então você não entendeu muito bem o que tem a dizer" – (Einstein)

[4]Sobre dragões, o ator Bruce Lee (“Operação Dragão”) nos ensina: “O guerreiro de sucesso é um homem médio, mas com um foco apurado como um raio-laser"

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Calendário eleitoral
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Lei Lucas
Banner Mirante
banner itaipulândia julho II
Banner violência se limite
Banner Notre Dame
Banner laranja