banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Progressão e regressão do coronavírus
  Data/Hora: 26.mai.2020 - 8h 53 - Categoria: ATLETISMO  
 
 
clique para ampliar

Por Mario Eugenio Saturno,

 

 

 

Demorou 60 dias para termos 20 mil mortos e os matemáticos dizem que em 13 dias vai chegar a 40 mil? É claro que não! Será?
 
Muita gente ainda não entende o que seja progressão geométrica. Progressão geométrica é quando em uma sequência numérica, cada termo é igual ao produto do termo anterior por uma constante. Por exemplo, a poupança, antigamente, pagava 6% ao ano, ou seja, a razão é 1,06. Nesta razão, o capital aplicado dobrava a cada 12 anos. Se fizéssemos a conta por mês, a razão seria 1,00487 (ou 0,487%). E qual é a razão da progressão geométrica da Covid-19 no Brasil nas últimas semanas?
 
Antes uma lembrança. Certa feita, talvez na oitava série, em 1976, um aluno inquiriu o nosso professor Nelson Pires, professor de Matemática muito bem quisto em Catanduva, para que serviria a Progressão Geométrica em nossas vidas ordinárias e ele respondeu que um dia saberíamos a utilidade. Esse dia chegou e é hoje!
 
Se observarmos as mortes diárias veremos que é uma progressão geométrica. No dia 08/05, morreram 9.897 brasileiros, praticamente dez mil, e 13 dias depois dobrou esse número, ou seja, no dia 21/05, foram 20.047 mortos pela doença, então, esperamos para o dia 03/06, 40 mil mortos... Explicado está para quem não entendeu que demorou 60 dias para chegar a 20 mil mortes e em somente 13 dias chegará a 40 mil. E se o isolamento social não aumentar, no dia 16/06 teremos 80 mil mortos.
 
Agora, vem a parte mais difícil ainda de entender: o decaimento exponencial, um conceito comum na Física moderna, chamado de decaimento radioativo. Lembremo-nos do Carbono-14, ele tem uma meia- vida de 5.730 anos, o que significa isso? Significa que se tivermos 1 kg de C14, depois de 5.730, metade virou carbono comum, o C12, restando apenas 0,5 kg de C14. Assim vai acontecer com a covid-19.
 
Se na progressão geométrica contávamos os dias para duplicar o número de contaminados e mortos, na regressão geométrica contamos o quanto tempo passará para o número de mortos cair para a metade. Isso vai causar uma falsa sensação de vitória sobre o coronavírus, porque a mente humana raciocina linearmente na queda também.
 
Se o Brasil decretar o confinamento (lockdown) com 1.200 mortes por dia, em média, em duas semanas, deve cair para 600 mortes, e em duas semanas depois, cairá para 300. Isso vai causar a impressão que em mais duas semanas venceremos a guerra... Mas chegaremos a 150, depois, 75, 34, 17, 8, 4, 2, 1... Quatro meses depois.
 
É claro que a curva do decaimento cai mais depressa conforme as pessoas entendem que precisa não fazer o afastamento, mas o isolamento social.
 
E esse é o ensinamento que extraímos da China, Itália e Espanha: quanto mais tempo demorar a começar, muito, mas muito mais tempo demorará a vencer está guerra. O custo sobe exponencialmente também, quanto mais tempo demorar a convencer o povo, muito mais, mas muito mais caro ficará.
 
Isso deixa claro porque uma liderança ruim que não entende isso conduz o país à catástrofe. Considerando que cerca de 30% da população estejam trabalhando, a “desobediência” é de 20% da população, ou seja, em nada intimidam governadores e prefeitos. Que tal resolver de vez o problema?
 
Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante