banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu inicia a restauração da última área aberta do Refúgio Binacional Maracaju
  Data/Hora: 18.jun.2020 - 17h 16 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Fotos: Itaipu/Binacional - A vegetação do refúgio, antigamente ocupado por atividades agropecuárias, começou a ser recuperada nos anos 1990
 

Pouco depois de cruzar a ponte Ayrton Senna, deixando o Paraná e entrando no Mato Grosso do Sul, é possível avistar ao lado esquerdo da BR 163 uma pequena área aberta em meio à vegetação. Essa área de apenas três hectares é o que falta para completar o processo de restauração florestal do Refúgio Biológico Binacional Maracaju (RBM), iniciado pela Itaipu nos anos 1990.

 

Conforme explica o técnico da Itaipu que atua na gestão de áreas protegidas no Escritório de Guaíra, Anderson Gibathe, a restauração exigiu um trabalho de manejo intenso, uma vez que a área anteriormente era ocupada por pastagens e voltada à criação de gado em mais de 90% de sua extensão.

 

Segundo ele, foi um trabalho desenvolvido coletivamente por muitas pessoas, para “dar uma mãozinha” para a natureza recuperar a exuberante floresta que hoje atrai diversas espécies de animais nativos da região. Os três hectares que faltam são justamente os de maior dificuldade, uma vez que, no passado, a área foi utilizada para a retirada de terra para uso em obras da região.

 

“Serão usadas diferentes técnicas para dar condições de reestabelecimento do ecossistema, incluindo a implantação de curvas de nível, adubação verde, escolha das espécies adequadas e manejo constante até a vegetação se desenvolver por completa”, afirma Gibathe.

 

Até hoje, o principal objetivo era recuperar as florestas em todas as áreas abertas do RBM. Agora, tem inicio uma nova fase, na qual os esforços serão centrados em manejar essas florestas com qualidade e desenvolver atividades que valorizem ainda mais o refúgio, como o desenvolvimento de pesquisas e educação ambiental.

 

Devido à pandemia da covid-19, houve a suspensão dos trabalhos de manejo florestal na área de forma preventiva, assegurando a proteção dos funcionários da Itaipu e da equipe da empreiteira contratada. Agora, as atividades estão retornando, com práticas orientadas pela Itaipu com base nos protocolos preventivos, como o isolamento de funcionários integrantes de grupo de risco, uso de máscaras, aferição diária da temperatura corporal, limitação de pessoas no veículo de transporte e distanciamento social.

 

O refúgio

 

Com mais de 1.400 hectares de área, o Maracaju está situado na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, com áreas distribuídas em território brasileiro (em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul) e paraguaio (em Salto del Guairá, no departamento de Canindeyu).

 

Rico em biodiversidade e pertencente ao bioma da Mata Atlântica, o refúgio encontra-se na extremidade norte do reservatório e é de gestão de ambas as margens da Itaipu Binacional. Possui diferentes ecossistemas, incluindo floresta (em sua maior parte) e áreas úmidas. Por ser binacional, é também o ponto de contato entre a Reserva da Biosfera Itaipu e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (Reserva da Biosfera é um título concedido pela Unesco, por meio do programa O Homem e a Biosfera, a áreas de grande interesse para a conservação).

 

Outro aspecto interessante é a proximidade com outras áreas protegidas, como o Parque Nacional de Ilha Grande e a Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (maior unidade de conservação da Mata Atlântica), tornando possível o fluxo de espécies de uma área para outra.

 

O refúgio abriga ainda estruturas físicas da Itaipu Binacional - Margem Direita (lado paraguaio), como uma estação meteorológica, escritório, alojamento, almoxarifado e as obras de infraestrutura turística que, após concluídas, tornarão a área aberta à visitação pública. A área possui ainda estradas internas que facilitam o monitoramento e ao mesmo tempo servem como aceiros (barreiras) em caso de incêndios florestais.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai. A Itaipu preserva mais de 100 mil hectares de florestas, consideradas Reserva da Biosfera, pela Unesco.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner emprego
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios