Banner novembro azul

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
DICAS PARA SOBREVIVER AOS PILANTRAS NA PANDEMIA - CAPÍTULO - OS EXAMES LABORATORIAIS
  Data/Hora: 12.jul.2020 - 19h 8 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Dra. Flávia Trench, Infectologista – via redes sociais
 

Uma das situações em que o cidadão iguaçuense tem sido sistematicamente enganado e roubado é na realização dos exames laboratoriais.

 

No vale-tudo do oportunismo atrelado a ganância alguns laboratórios e farmácias tem descaradamente deitado e rolado na angústia da população: colhendo exames onde não existe indicação clínica, fora do período e da indicação adequada.

 

Aqui abaixo vou tentar explicar da maneira mais fácil possível as indicações de cada exame e a melhor ocasião para realizá-los e quem tem indicações a realizá-los.

 

1 - Para colher exames para COVID a condição inicial e principal é = SÓ COLHA EXAMES SE TIVER SINTOMAS.

 

Exame para pacientes SEM SINTOMAS somente para:
A- enquete sorológico para estudar o espalhamento do vírus em uma população. (TEMOS ISSO AQUI EM FOZ, É O INQUÉRITO COM EXAMES DE CASAS SORTEADAS).

 

B- para estratégias muito bem desenhadas de busca ativa ou vigilância ( todas as estratégias de busca que vi até agora são toscas, feitas no impulso e sem critério além do medo e desconhecimento,principalmente em serviços de saúde e de segurança pública e empresas). Se alguém tiver uma boa estratégia estruturada se declare aqui que eu me retrato, até o momento só sandices.

 

Tirando estas situações acima colher exames de assintomáticos só serve ao propósito de enlouquecer Infectologistas e nada mais, já explico o porquê: SEM TER UMA DATA CLARA DO INÍCIO DOS SINTOMAS, TODO E QUALQUER EXAME PARA COVID 19 É DE DÍFICIL INTERPRETAÇÃO. UM RESULTADO NESTES CASOS PODE SIGNIFICAR QUALQUER COISA: falsos positivos, falsos negativos, infecção ativa, infecção pregressa.

 

Tá surpreso? Pois é, existe muita mais coisa entre o céu e a terra do que você supõe. Não se trata só de tem, não tem. É ou não é. Várias são as variáveis a serem consideradas, coisas das quais você nunca ouviu falar,mas que nós especialistas temos que levar em conta para interpretar um exame: SENSIBILIDADE, ESPECIFICIDADE, VALOR PREDITIVO POSITIVO, VALOR PREDITIVO NEGATIVO. Isso sem dizer que alguns destes valores variam ao longo do tempo conforme a doença está mais ou menos presente numa população.

 

Pois é amiguinho, não é só encostar o umbigo no balcão da farmácia e do laboratório , tirar sua carteira com seu dinheirinho suado, fazer o exame , ler o resultado e achar que entendeu tudo.

 

Tá difícil pra gente que só trabalha com isso, tá dificil para quem é profissional sério e se recusa a fazer falcatruas e enganar o cliente por conta de grana , tá dificil pro povo de bancada que processa esses exames e é ético e preocupado em qual utilização vai ser feita deste exame pelo paciente que é leigo em tudo isso.

 

Muito bem vamos então aos exames já que VOCÊ ESTÁ COM SINTOMAS :

1- RT PCR colhida idealmente do 3º ao 7º dia do inicio dos sintomas por swab de nasofaringe. Pode ser colhido já no 1º dia de sintomas até o 12º dia, mas nestes intervalos já se corre o risco de falsos negativos. É HOJE O PADRÃO OURO DOS EXAMES DE DIAGNÓSTICO.

 

2- TESTE RÁPIDO ( IMUNOCROMATOGRÁFICO) deve ser colhido pelo menos após o sétimo dia do início de sintomas, pois é um teste que mede anticorpos (IGM , IGG) e estes só aparecem a partir do 7º dia de sintoma e para valer mesmo a partir do 14º dia. FÁRMACIA OU LABORATÓRIO QUE ACEITAREM FAZER ESTE EXAME ANTES DO 7º DIA DE SINTOMAS - CORREEEEEEEE SEM OLHAR PARA TRÁS. É CILADA, BINO! Mesmo colhido direitinho é um exame mega ruim com 40% de falsos negativos. Só usamos porque é prático de fazer e não precisa de grande tecnologia nem gente especializada, no melhor estilo do " É O QUE TEMOS PARA HOJE".

 

3 - TESTES SOROLÓGICOS . Pago pau principalmente para ELISA e QUIMIOLUMINESCENCIA. Também medem anticorpos (IGM, IGG ,IGA) logo, nada de colher antes do 7º dia de sintomas , senão não adianta, vai jogar dinheiro fora em tempo de escassez. O ELISA desenvolvido pelo professor Kelvinson Viana da UNILA tem se comportado lindamente nos enquetes sorológicos de população aqui em FOZ.

 

4- Testes de Antigenos - Só li a respeito, nunca utilizei, se entregar tudo o que promete vai nos ajudar bastante.

 

Dedico este texto as todos os profissionais de laboratório e de farmácias que seguem éticos e compromissados em oferecer o melhor atendimento a seus clientes.

 

Dra. Flávia Trench.
Infectologista
CRM 12550-PR
Professora Assistente do Curso de Medicina da UNILA .

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Einstein
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner pedrão 2018