Banner Primeiro Conart

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Flexibilidade[1]: relacionamento amigável, sucesso garantido!
  Data/Hora: 3.set.2020 - 13h 26 - Colunista: Inácio Dantas  
 
 
clique para ampliar

Por Inácio Dantas,

 

Ser flexível é ser maleável. A inflexibilidade de profissionais de ousar, criar e produzir por outros métodos, faz muitas empresas não decolarem rumo a melhores lucros e sustentabilidade.

 

Uma das grandes qualidades do profissional que lidera é a flexibilidade. É primordial ser flexível nas divergências, nas opiniões, na implementação de uma ideia que pode ter variadas aplicações. Negativas de propostas, sugestões ou ideias, sem uma análise prévia abalizada devem ser refutadas, assim como concordâncias, simplesmente para agradar o oponente não é conduta inteligente. Há que ter-se flexibilidade para aceitar ou recusar, tendo como ponto referencial o bom senso, sugestões com viabilidade econômica, momentânea ou futura. É também importante ter afabilidade no trato, ser maleável, cordato. E, inegavelmente, nos dias de hoje são qualidades que destacam e referendam o profissional.

 

Assim, especialize-se nesse tema. Ante qualquer desassossego, respire fundo, acalme-se, reflita. Quando nos perturbamos, perturbam-se todos à nossa volta. A brandura é companheira que anda sempre de braços dados com a paz.

 

Entendimento flexível. Você, que objetiva o sucesso, seu, da sua empresa e do seu país, deve ser flexível no entendimento e ter a amizade como baluarte. Não pense em resistir, marcar posição e não ceder. Mudanças são importantes para dinamizar o processo existencial e mesmo o processo produtivo. É impossível alcançar o sucesso com rispidez, displicência, imprudência ou deixar que a intransigência atrapalhe as inter-relações. Embora o provérbio diga que “negócios são negócios, amizades à parte”, não se deve destruir a amizade para construir lucros. Nem se perder lucros para privilegiar amizades. Pense que o sucesso é uma soma de pequenas ações, humanas e materiais, corretas, firmes e bem coordenadas.

 

Flexibilidade = força. Tudo que é rígido, ao impor-se uma força, quebra-se facilmente. Quando flexível, enverga mas não quebra - não há “fadiga material”. É sinal de força, de uma reação física resiliente. Agir com flexibilidade não é sinal de fraqueza ou mera concordância para agradar outrem. Pode até ser uma estratégia, pois de repente concordar com o que discorda é uma forma de, lá na frente, ter a chance de abraçar a vitória.

Se você comanda, exerça um comando diligente, atuante, participativo, que delega tarefas, orienta e cobra resultados. Se for o caso, reavalie sua postura, sua forma de ser e mude o que for preciso mudar para melhorar e adaptar-se às necessidades do ambiente. Mas o faça com flexibilidade, não usando um “sim” ou “não” radical, intempestivo. Ouça seus pares com uma margem de reflexão, num clima de amistosidade, preocupado em transformar seu comando em sucesso: seu e deles. 

 

Inácio Dantas

Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”

 

[1]Há que ser flexível, opiniões mudam com o tempo, e o tempo as faz mudar. Assim nos ensina "Raul Seixas", cantor: “Prefiro ser esta metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.”

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner itaipulândia julho
Calendário eleitoral
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner laranja
Banner Notre Dame
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner conar
Banner Einstein