Por Inácio Dantas,
(Líder e seus liderados)
1-...Deve evitar infelicitar-se ante uma derrota. Ela é, não raras vezes, um aprendizado, uma ponte que se ergue para transição à vitória e à felicidade!
2-...Deve evitar indecisões nas ordens exaradas, ser contestado e deixar o funcionário decidir por si próprio.
3-...Deve evitar, sem razão plausível, que a mão-de-obra aplicada, mais a matéria-prima, tenha custo agregado superior ao valor de venda do bem produzido.
4-...Deve evitar ofender, discriminar ou demonstrar preconceito contra funcionários. Isso pode, a depender da gravidade, desencadear boicotes ou rebeldia entre os membros da equipe.
5-...Deve evitar gritar e pressionar exageradamente a produção, mal permitindo o funcionário descansar ou respirar direito. Isso pode até aumentar o volume da quantidade, mas certamente diminuirá o brilho da qualidade.
6-...Deve evitar dar uma ordem com medo, hesitação ou desconhecimento: é acabar de falar e ela será ignorada...
7-...Deve evitar descuidar-se com a produtividade da equipe. Funcionário que é movido pelos frescores da preguiça pouco a pouco descamba para a incompetência...
8-...Deve evitar a ocorrência de “bate-papo” em hora de trabalho. Em geral, setor onde muito se conversa sobre amenidades é setor que tem mais gente do que precisa e menos produção do que deve...
9-...Deve evitar julgar-se superior e insuperável nos conhecimentos, experiência e intelectualidade. Aquele que se julga super-homem não tarda e cai por terra derrotado pela criptonita do orgulho!
10-...Deve evitar perder a altivez e o pulso firme. Por isso, fale diretamente, em bom-som quando é preciso ser ouvido. Se precisar adular um funcionário para fazer um serviço é sinal que perdeu a voz de liderança.
11-...Deve evitar enervar-se, nem quando reclama de alguém, nem quando de alguém ouve reclamos. Há que manter-se sempre equilibrado, sereno, tranquilo. Resolver problemas requer esse trinômio como fundamento.
12-...Deve evitar distrair-se ou desviar os olhos do radar dos seus negócios. Mantenha-se “plugado”, atento. Todo sucesso mal administrado torna-se um fracasso bem administrado...
13-...Deve evitar olhares inverídicos. Nos seus negócios ou inter-relacionamento pessoal, mire o mundo à volta com um olhar verdadeiro. Saiba que não existe visão mais privilegiada do que aquela de alguém que está posicionado no topo da verdade.
14-...Deve evitar, num ambiente corporativo, agir com imaturidade. Brincadeiras com coisas sérias, piadas fora de hora, não cumprir horários e cronogramas, deixar para os outros atribuições que são suas, são alguns exemplos de imaturidade. Você pode até ser jovem para uma função adulta, mas, lembre-se, a conduta faz o homem. A imaturidade está mais nos pensamentos e nas ações do que na idade física.
Inácio Dantas
Do livro “Guia Prático do Líder”
www.agbooks.com.br ou www.amazon.com.br