Por Inácio Dantas,
Lições professorais, de vida e convivência.
1-Ética
-Sim, é importante ler todos os livros clássicos do mundo, mas mais importante é praticar os ensinamentos. Ou, por ventura, é correto aprender certo e fazer errado?
à Homem, você pode desvendar o segredo das moléculas do vácuo, mas sem ética e decoro é um eremita social.
2-Honra
-Que vale o aluno ter nota “10” em matemática, português e “0” em honradez...?
à A honradez é o carro-motor que arrasta, para o estrelato, os vagões dos conhecimentos livrescos.
3-Honestidade
-Literatura e desonestidade devem ser imiscíveis qual o azeite e a água. Ou, quem é que lê livros para se deseducar?
à O livro da vida não tem páginas e letras, mas tem na aula “virtual” de honestidade uma das maiores lições de convivência!
4-Libertação
-Sem estudo é viver algemado na “escravidão de si mesmo”: o estudo é a “Lei Áurea” da libertação das amarras da ignorância. Quem não tem estudo trabalha muito e ganha pouco; quem tem estudo trabalha pouco e ganha muito.
à O estudo nos faz livres, “um viajante universal” em busca de escrever uma história triunfante, planejar sonhos e edificar realidades!
5-Responsabilidade
-Que vale ter bagagem de saberes, domínio de idiomas, leis, despontar para o mundo e não primar por atos e condutas responsáveis? Ou, eventualmente, a comunidade apoia, presta solidariedade ou alia-se a “gênios” irresponsáveis?
à Orientador, além do conteúdo das “Ementas”, lições de responsabilidade são imperiosas para estruturar os valores e desenvolver o caráter do aluno, pois é você o responsável por os tornar responsáveis!
Prof. Inácio Dantas
Do livro “Guia Prático do Professor” – www.agbook.com.br