Por Inácio Dantas,
Vivemos um momento de novos conceitos éticos, sociais e morais. Ouvir – e responder – a voz da razão, sobretudo a instruída por nossos Professores é importante e imprescindível.
“Filosofia da Razão” – Professor, instrua o aluno...

2-...instrua-o que quem tem Razão tem a "bala de prata" jurídica para enfrentar oponentes e vencer qualquer litígio.
3-...instrua-o que, quem tem Razão leva o adversário à lona, no primeiro round, com o gancho certeiro da verdade!
4-...instrua-o que evite, para ter Razão, entrar em "briga" não estando certo, e, tendo Razão, sair da "briga" não estando errado...
5-...instrua-o, por qualquer meio, jamais afrontar a voz da Razão: ela pode cambalear e cair, mas logo se levanta triunfante!
6-...instrua-o a não tomar partido com quem não tem Razão, pois pode tardar, mas “ele” cairá vencido e você cairá junto...
7-...instrua-o que pense e aja circunscrito às fronteiras da Razão. Viver é assim, não existe paz sem ter Razão, nem Razão se não existir paz!
8-...instrua-o a nunca tomar para si a Razão que é de outro. Disputar a Razão é imã da confusão, pois “o outro” não hesitará em querê-la de volta...
9-...instrua-o a praticar ações, em nível e prumo, na exata estreiteza da Razão. Quem avança, e excede limites, não tarda é punido pela espada da justiça!
10-...instrua-o que podem duas pessoas ter razão sobre algo a mil metros de distância um do outro: visões iguais, podem descrever a esfera, calor e luz do sol sob perspectivas diferentes.
Inácio Dantas
Do livro “Guia Prático do Professor” – www.agbook.com.br
(São 85 temas e mais de 830 citações filosóficas INÉDITAS para um melhor relacionamento Professor & Alunos)