banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Uma sexta feira (23), de muito aprendizado – Incêndio no morro e a ignorância de uns que colocam em risco a vida de outros nesta PANDEMIA...
  Data/Hora: 24.abr.2021 - 18h 9 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Quem tem acompanhado o dia a dia nos noticiários, deve ter notado que, estamos vivendo um momento de constante ataques à liberdade de imprensa – principalmente, pelo líder mor que que ocupa a presidência.

 

Um momento delicado e histórico, tendo em vista que estamos convivendo com uma PANDEMIA MUNDIAL do novo coronavírus, que no Brasil se potencializou por falta de uma estratégia conjunta para combater o vírus.  

 

E hoje, os números são assustadores – chegando próximo a 400 mil mortes – como se, 15 municípios como o nosso de 27 mil habitantes, fossem varridos do mapa da noite para o dia. Quantos amigos nossos que residiam aqui ou que em outros lugares que hoje são apenas números de uma estatística? Eu, por exemplo, perdi o meu irmão mais velho, Luiz Antônio, a cerca de 30 dias.

 

Por que digo isto? Ontem (23), por volta das 8h40, ao visitar uma Loja da Cidade para comprar fita adesiva e lona plástica para envelopar os caibros de uma construção até que se coloque as telhas – enquanto aguarda o atendimento – pois a casa estava com vários clientes, todos higienizados com álcool gel e usando máscaras – me entra um sujeito alto, forte e sem máscara, dando bom dia.

 

Um dos clientes lhe perguntou: “não está usando máscara, não tem medo da pandemia?” E o sujeito, que no mínimo deve ser seguidor de carteirinha do comportamento do atual presidente, respondeu – “que pandemia que nada, isso nunca existiu...”.

 

Confesso que a vontade que tive na hora foi de coloca-lo para fora e arrumar a maior confusão. Mas não, preferi não estragar o dia e fazer essa matéria demonstrando que nesse momento, mais do que nunca, se faz fundamental o trabalho dos jornalistas para combater a desinformação e levar luz aos cérebros recheados de ignorância.

 

Na hora, lembrei de um dos artigos recentes publicado pelo editor da Wired, revista americana voltada para ciência e tecnologia, Nicholas Thompson, no lançamento de um projeto especial de cobertura do Covid-19, afirmou: “O trabalho de um jornalista é manter o público informado. Na melhor das hipóteses, nossa profissão ajuda a acender luzes onde a luz não chega, e ajuda as pessoas a tomarem decisões que podem mudar o rumo do nosso mundo. Isso sempre foi importante, mas é difícil pensar em um momento em que isso tenha importado mais do que no momento.” Fica o registro.

 

Incêndio no morro na localidade da Serra do Mico.

 

Pelo o que sabemos sobre esse incêndio é que, pelo menos, entre mortos e feridos, se salvaram todos. A pesar de que, pela altura das chamas, com certeza algumas cobras e lagartos e outros insetos que fazem parte da cadeia alimentar do reino animal, não devem ter tido a mesma sorte.

 

Quando vi a altura das chamas, uma das minhas primeiras preocupações foi com um Tamanduá Bandeira Gigante que vive fuçando nos arredores. Nos próximos dias saberemos se ainda está vivo pois, a cerca de 300 metros de onde houve o incêndio fica localizado o sítio que era dos meus pais, a onde tenho visitado todos os dias, pois estou construindo no local.

 

E foi justamente essa construção que me fez voar na direção desse incêndio ontem. Como não estava acompanhando o incêndio nas redes sociais, recebi a notícia do mesmo pela minha amiga Sula, via WattSapp. E, como eu a havia enviado umas fotos a cerca de duas semanas dessa construção – as imagens do incêndio, apareceram no meu watts, ao lado do Morro Pegando Fogo, como podem ver na foto acima.

 

Quando vi aquilo, engatei uma primeira, pulei a segunda e já fui para a terceira e em questão de minutos já estava lá com uma garrafa de água na mão para contribuir com o apagão.

 

Eu fico imaginando se numa hora como essa, estivesse a pé e não montado na minha Lamborghini modelo Escort europeu ano 97. Digo Lamborghini, por que ao lado da Ferrari é um dos melhores carros do mundo – e para nós, simples mortais, o melhor carro do mundo é aquele que nos leva para todos os lugares onde queremos ir a qualquer dia e hora, como nesse caso.

 

A adrenalina foi tanta, que se estivesse a pé, teria feito o percurso correndo e desafiando a velocidade da LUZ. Parabéns ao pessoal do Corpo de Bombeiro e voluntários que rapidamente conseguiram controlar o incêndio e não deixar que o mesmo se alastrasse para as propriedades vizinhas.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018