Por Inácio Dantas,
- I - Professor, os alunos devem saber que...
(Professor, e seus alunos)
1-...Que seus bons conselhos em sala são espelhos translúcidos da sua boa conduta de vida!
2-...Que você, para múltiplas aulas não se fixa num único livro, mas em múltiplos livros para uma única aula...
3-...Que, quando alunos lhe perguntarem nos corredores da escola se “você trabalha ou só dá aula”, bem... você sabe o que responder...
4-...Que o seu saber deve compartilhá-lo integralmente. (Mestre, não carregue na mente o peso de ensinamentos que não ensinou!)
5-...Que, com a talhadeira do estudo e a marreta do saber transforma rochas de dificuldades em poeiras de soluções!
6-...Que, pior que o relaxo nos cadernos dos alunos, ausência nas aulas e a falta de estudo não é o zero no boletim da escola, e sim no boletim da vida!
7-...Que após a fase estudantil vem a fase laboral. Porém, se o aluno não sair dos livros às pesquisas, como teorizar a prática se não praticou a teoria...?
>>
II-Professor, você está diante de um bom aluno quanto...
(Professor e alunos)
1-...Quando você coloca a matéria na lousa e ele entende antes mesmo de explicar.
2-...Quando uma boa explicação basta. E ele, o próprio aluno, dá vários exemplos para iluminar a explicação...
3-...Quando nos trabalhos e seminários ele é o “cara”. Se dele você espera o melhor, não raro surpreende-se com o excelente!
4-...Quando ele termina a lição corretamente e ajuda outros colegas com dúvidas a terminarem com correção. O saber é mágico, se multiplica quanto mais o dividimos!
5-...Quando ele não falta, é disciplinado e sempre um dos primeiros a chegar e o último a sair. Sua postura educada, caderno organizado, boas notas e frequência regular falam por si.
6-...Quando ele se candidata a representante de sala e é eleito por unanimidade. Educado, respeitoso, ativo e participativo, é um representante que representa e que não é representado...
7-...Quando ele estuda em aula e complementa os estudos em casa. É importante carregar livros nos braços e ter o saber na cabeça. A inépcia é a treva da mente: a sabedoria limpa-a, pule-a e deixa-a reluzente!
Prof. Inácio Dantas
Do livro “Guia Prático do Professor” – www.agbook.com.br