banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
China está vencendo o deserto
  Data/Hora: 28.fev.2022 - 10h 45 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Mario Eugenio Saturno, 

 

Enquanto o Brasil destrói suas nascentes pelo desmatamento, tornando áridas terras férteis, a China está transformando um deserto em floresta e fazenda de gado orgânico. Mas os chineses devem estar errados e nós certos... Só que não!

 

A China tem a oportunidade de alcançar suas metas econômicas e sociais e ser uma civilização ecológica, criar milhões de empregos sustentáveis até 2030, de acordo com o último relatório "New Nature Economy Report" do Fórum Econômico Mundial. A nova análise conclui que dois terços (65%) do PIB total da China correm o risco devido às mudanças climáticas.

 

Mas se a China fizer rapidamente 15 transições em três sistemas socioeconômicos, a China pode adicionar US$ 1,9 trilhão em oportunidades de negócios anuais e criar 88 milhões de empregos até 2030. E a China já tem sucesso em uma ação no deserto.

 

Agricultores e pastores da cidade de Bayannur, na Mongólia, norte da China, estão vivendo uma vida próspera graças a uma indústria de laticínios desenvolvida ao lado de pastagens artificiais no deserto de Ulan Buh, o oitavo maior deserto do país, com 14 mil km2. A indústria de laticínios no deserto foi desenvolvida por uma empresa local, Bayannur Shengmu High-tech Ecological Forage, com um investimento de 40 milhões de dólares no programa de "florestamento" em 2009, que plantou 97 milhões de árvores e que criou um novo microclima. Depois, começou a cultivar grama, criar vacas e processar leite de acordo com os padrões orgânicos.

 

Até agora, a empresa criou 15 mil hectares de pastagens orgânicas no deserto e estabeleceu 23 pastagens que atendem aos padrões orgânicos da União Europeia e já conta com mais de 90.000 vacas, para o leite orgânico. Inspirados pelo sucesso da indústria de laticínios, a população local começou a cultivar milho além de outras culturas e vendem diretamente suas colheitas para empresas de laticínios relevantes.

 

As vacas preferem temperaturas relativamente frias e clima seco. O deserto de Ulan Buh está localizado dentro da zona de latitude geralmente considerada ideal para a pecuária leiteira e conhecida como Cinturão Dourado do Leite Cru. A faixa de temperatura de 0°C a 15°C é favorável para vacas leiteiras e o deserto de Ulan Buh tem uma temperatura média anual de 7,8°C e uma precipitação média anual de aproximadamente 103 milímetros.

 

Ao contrário de outros grandes desertos na China, o deserto de Ulan Buh é o produto do aluvionamento do curso superior do Rio Amarelo, o segundo maior rio da Ásia, que formou uma espessa camada de solo rico sob a superfície de areia do deserto. A infiltração lateral do curso superior do Rio Amarelo também fornece água subterrânea rasa abundante.

 

O aquífero desse deserto tem 5,7 bilhões de metros cúbicos de água. A água do curso superior do Rio Amarelo é muito limpa e é purificada à medida que percola através de camadas de rocha, areia fina e cascalho para formar os lagos e aquíferos do deserto.

 

De um modo geral, os agricultores e pastores que vivem perto do deserto alcançaram prosperidade moderada, uma renda anual de mais de 100.000 yuans (US$ 15.500).

 

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot. com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner Einstein
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios