banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Reforma Agrária - Deputada Luciana defende diálogo como solução para os conflitos fundiários
  Data/Hora: 4.mar.2022 - 18h 30 - Categoria: Geral  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria: Thea Tavares - Fotos: André Kavalerski.   A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) acompanhou esta semana uma visita de representantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania voltado para questões fundiárias (CEJUSC Fundiário) em duas áreas de ocupação rural e urbana no município de Palmas, Sudoeste do Paraná, onde vivem cerca de 100 famílias sob ameaça constante de despejo forçado.

 

Essas duas áreas, a ocupação urbana Marielle Franco e o acampamento Cacique Kretã, integram um conjunto de mais de 70 outras que ainda lutam pela efetivação da reforma agrária no estado. A visita desses integrantes do CEJUSC Fundiário acontece nos dias 3 e 4 de março e percorre no total cinco áreas em três municípios: Palmas, Clevelândia e Honório Serpa, que abrange 163 famílias.

 

Em todo o país, 200 acampamentos rurais e milhares de ocupações urbanas, com mais de 20 mil crianças de até 12 anos de idade, vivem sob a mesma ameaça. Segundo levantamento da Campanha Nacional Despejo Zero, com base em registros de ocorrências entre março de 2020 e outubro de 2021, nem a pandemia freou o avanço das ameaças diretas sobre essas comunidades de reforma agrária, produtoras de alimentos para a população. Aumentou 554% nesse período analisado o número de famílias sob a iminência de serem expulsas da terra. Ao todo, 23 mil foram expulsas na pandemia e outras 123 mil encontram-se ameaçadas.

 

Para a deputada Luciana o diálogo é o melhor caminho para se construir, ouvindo e conhecendo a realidade das comunidades de reforma agrária, soluções aos conflitos fundiários no Paraná. “O mínimo que se espera dos poderes públicos é um sinal de respeito e de valorização dos trabalhos dessas famílias que vivem da terra, semeiam, cultivam e produzem nela o alimento para milhares de outras famílias no nosso estado”, disse Luciana. A deputada, que é líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), ressaltou que o risco do despejo tira a tranquilidade das famílias, cerceia o direito delas de garantirem o próprio sustento e ainda ameaça, por tabela, a segurança alimentar e nutricional do povo paranaense.

 

“Os poderes públicos precisam entender essa realidade, sim, valorizar e apoiar as famílias camponesas. Uma reforma agrária popular significa não apenas um compromisso de responsabilidade social, mas também a solução para o incremento da economia nos pequenos municípios do interior do estado. “O Paraná tem tradição agrícola, vocação e potencial para um desenvolvimento econômico, humano e sustentável, movido pela força de trabalho de milhares de famílias do campo”, completou.

 

O CEJUSC Fundiário foi criado justamente para mediar o diálogo entre os poderes públicos e buscar, por meio de entendimentos, soluções pactuadas para os casos de cumprimento de ordens judiciais de reintegração de posse e desocupações de áreas, regularização de lotes clandestinos, disputas de terra em imóveis rurais e urbanos e para realizar audiências de conciliação. Integram esse colegiado: o Ministério Público do Paraná, a Defensoria Pública, a Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o Grupo de Trabalho de Questões Fundiárias do Governo do Estado e a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Bassani