banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Lula no Paraná é a prova viva de que Deus, muitas vezes, escreve reto por linhas tortas...
  Data/Hora: 18.mar.2022 - 18h 50 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Foto: Revista Veja - Ao ver o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, visitando a capital do Estado, onde esteve injustamente retido por 586 dias, recolhido preventivamente para que não voltasse a presidência da República, pois liderava todas as pesquisas na época, me lembrei do filósofo Lúcio Sêneca e do seu diálogo sobre virtude com o seu amigo Lucílio, mencionando um amigo que acabava de lhe visitar.

 

“A virtude não precisa de nada para compensá-la”, meu caro Lucílio – “por si só é sua própria glória, e santifica o corpo em que habita. De qualquer modo, comecei a considerar Clarano sob uma luz diferente; ele parece-me simpático, e bem construído tanto em corpo como na mente”.

 

Sêneca nasceu no ano 4aC – e morreu no ano 65dC – e foi um dos filósofos mais brilhante, seu verbo é atual e pontual nos dias de hoje, seus ensinamentos desafia os tempos, são eternos. Dizia ele, na continuação do diálogo com o seu amigo Lucílio. “Um grande homem pode nascer em um casebre; por esta razão a natureza parece criar alguns homens deste selo com a ideia de provar que a virtude nasce em qualquer lugar. Se tivesse sido possível produzir almas sozinhas e nuas, ela o teria feito; como é fato, a natureza faz uma coisa ainda maior, pois ela produz certos homens que, embora impedidos em seus corpos, ainda assim rompem a obstrução”.

 

Por que digo isto? Em 2018, através da judicialização “moroalizadora” da República de Curitiba, sob as ordens do capital selvagem e internacional, montou-se uma farsa para afastá-lo do pleito, o qual, liderava em todas as pesquisas.

 

Sem disparar um tiro como fizeram e estão fazendo em diversas partes do mundo, eles cooptaram o “moro” e a grande mídia nacional, levaram o nosso petróleo, destruíram empresas de tecnologia avançada e junto milhões de empregos e a economia como um todo, para satisfazer a insensatez dos "guedes" da vida.

 

Porque lembro isso? Por que mesmo aconselhado por uma legião de amigos na época - até mesmo pelos seus advogados - o ex-presidente se recusou a fugir do país ou se refugiar numa embaixada. Encarou o seu algoz com coragem e determinação – com a consciência tranquila de quem nada devia a Justiça, resolveu se entregar e provar que estava sendo vítima de uma conspiração.  

 

Porque lembro isso? Como nos ensina Sêneca, “Deus controla a matéria, que o engloba e o segue como seu guia e líder. E aquele que cria, em outras palavras, Deus, é mais poderoso e precioso do que a matéria, que é submetida a Deus”.

 

Ou seja, quem tem fé acredita que “o lugar de Deus no universo corresponde à relação da alma com o homem. O mundo material corresponde ao nosso corpo mortal; portanto, o inferior serve o mais elevado. Sejamos corajosos diante dos perigos. Não temamos injustiças, nem feridas, nem amarras, nem pobreza”.

 

E foi pensando assim que hoje (18), está colhendo os frutos da sua própria virtude, voltando ao Paraná nos braços do povo para abonar a filiação do ex-senador e ex-governador Roberto Requião, num patamar elevado – onde as pesquisas desta semana, como a Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira 16, mostra-lhe um cenário amplamente favorável para voltar a governar o país.

 

Segundo a pesquisa, Lula manteve os 46% da rodada anterior, enquanto Bolsonaro oscilou no limite da margem de erro: de 24% para 26%....

 

No ponto de vista de Felipe Nunes, “para a terceira via, o cenário é cada vez mais desfavorável: Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) mantiveram, cada um, os 7%. João Doria (PSDB) e André Janones também repetiram os 2% de fevereiro....”

 

Segundo ele, a eleição, está cada vez mais polarizada entre Lula e Bolsonaro...

 

Ainda sobre essa pesquisa, “pelas projeções de segundo turno, Lula venceria qualquer adversário por no mínimo 22 pontos – no cenário mais favorável, contra Eduardo Leite (PSDB), o petista levaria a melhor por 57% a 15%”.

Foto: Blog do Requião

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein
Bassani
Banner violência se limite
Banner Mirante